“A Prefeitura de Petrolina enganou a gente”, afirma líder comunitário

por Carlos Britto // 19 de agosto de 2010 às 14:10

DSC05350

Os moradores dos bairro São Jorge e Mandacaru, na zona norte de Petrolina, receberam um ultimato da justiça para saírem de suas casas. Segundo o líder comunitário Antonio Aurélio, o ‘Gordo’, que responde pelas duas comunidades, o acordo firmado com a prefeitura municipal sobre o usucapião dos terrenos ocupados pelos moradores ficou só em palavras.

Até porque, segundo ele, depois de analisar a documentação e os processos referentes a esses terrenos, o líder comunitário chegou à conclusão de que não cabe usucapião. “A gente foi enganado”, desabafa Gordo, acrescentando que as famílias serão obrigadas a deixar as casas que construíram à base de muito sacrifício.

“Recebemos a liminar do juiz aprovada pelo STF, em Brasília, para demolir as casas”, lamentou o líder comunitário. Em tom de crítica, Gordo afirmou que o empresário Raimundo Borges, proprietário da área onde foram construídos os terrenos dos referidos bairros, procurou o Executivo para chegar a um consenso e evitar que as famílias fiquem sem ter onde morar.

Raimundo teria proposto uma possível troca dos atuais terrenos por outros em uma nova área com base em informações do Cartório. Mas até agora, segundo Gordo, ninguém da prefeitura o procurou nesse sentido. “E já se passaram 90 dias”, alfinetou. O líder comunitário disse que o dono dos terrenos só não mandou ainda demolir as casas por respeito às famílias, porque se dependesse da prefeitura ele já teria feito isso.

Diante da nova celeuma, Gordo prometeu mobilizar a comunidade e fazer uma manifestação contra a prefeitura. Mas garantiu que será um protesto pacífico, sem data marcada. O Blog deixa espaço para algum representante da prefeitura se manifestar.

“A Prefeitura de Petrolina enganou a gente”, afirma líder comunitário

  1. Sou mais Petrolina disse:

    O problema é que há muito tempo invasão de terra é negócio, e dos bons. No final, sobra para a Prefeitura, Júlio Lóssio herdou uma dívida impagável de áreas invadidas em que a Prefeitura fez deu o aval, com somas milionárias determinada pela justiça. Fico saber que praticamente zerou as invasões em Petrolina. Caso Gonzaga ganhasse, Petrolina ia se tornar num verdadeiro antro de invasões, com prejuízo a organização de nossa cidade. Mais uma vez, Júlio Lóssio acertou em não bancar tais atentados a cidade.

  2. Edna disse:

    No dia que participei de uma audiência pública referente esses terrenos, bem como os do bairro Jose e Maria, percebi visivelmente o interesse POLÍTICO por parte do Vice-prefeito, Domingos Sávio, que até então era pré-candidato. Afirmei a muitos ali presentes que se ele desistisse, aquilo tudo ia por água abaixo, o que infelizmente está acontecendo.
    Cabe agora, aos moradores procurarem Sr Raimundo Borges e negociarem suas casas. É o que aconselhei a todos que conheço que moram naquele bairro, desde quando começou essa peleja.
    Quem avisa… amigo é.
    NUNCA vi nenhum POBRE, ganhar questão com RICO.

  3. José Valto disse:

    Acho isso uma grande falta de humanização do prefeito com as famílias, pois elas não tem como fazer nada, já que são na maioria carentes. Diante disso falta uma atitude corajosa, pois esse povo sem casa e sem ter pra onde ir, vão fazer oq da vida? só falta mais coragem para definir essa situação e evitar um caos em petrolina.
    Obrigado!!!

  4. Heyder disse:

    “Sou mais Petrolina” é apaixonado por Gonzaga, tudo que se refere de ruim a Petrolina, é culpa única e exclusivamente do baixinho, até onde não existe fundamento, ele vem com suposições, como aquele fez que se: “Caso Gonzaga ganhasse, Petrolina ia se tornar num verdadeiro antro de invasões…”

    É cada uma viu….

  5. tadeu disse:

    Os processos que correm na justiça, não podem ter outro resultado.
    Pois comobem frisou a amiga Edna ” quem avisa amigo é” Os moradores daqueles bairros compraram os lotes a uma trambiqueira, trocando em carro velho , televisão, bicicleta e até celularees de ultima geração à epoca.
    Tem um ditado que diz : quem paga mal, paga duas vezes e como pagaram por um comtrato forjado, sem a devida escritura. Estã pagando pelo erro que cometeram.

    Que sirva de exemplo, pois estão vendendo no Recanto do Caroa, terras do sul, Guanabara etc. sem escritura , somente com um papel “véio ”

    A prefeitura deve fiscalizar mais estas construções clandestinas, as caladas da noite.

    A justiça se ampara em documentos legais. Não é verdade ?

  6. Eildo Coelho disse:

    Olha sealguem têm culpa no cartório é:

    1º Quem vendeu os terrenos e hoje ta ai rindo da cara de vocês.
    2º Quem era o prefeito na época da venda e onde estava a fiscalização de obras que autorizou as edificações em terrenos alienados.

    então não se pode no momento fazer Dr. Júlio de Geny e ficar jogando pedra, com certeza o Prefeito jamais seria irresponsável de agir dessa forma. Com terteza ele não vai deixar que essa recisão do STF seja cumprida, principalmente quando se fala em demolição. E porque não denunciam os picaretas que vendera esses lotes?

  7. José disse:

    Quem diria seu Aurelio logo senhor falando mal do prefeito. ja esqueceu do aniversario dele que senhor comemorou na sua residencia. passava no guia eleitoral dele e` uma pena.

  8. Costa disse:

    É lamentável toda essa situação, sinceramente fico muito solidario a todos vocês , mais infelizmente ou felizmente sou pequeno igual a todos que ai estão nessa batalha.
    Fico lendo esses comentarios, e penso um fala de Gonzaga ,outro fala de Júlio Lócio,outro fala de Domingos Sávio, digo uma coisa nenhum desses estam preocupados com vocês, na verdade nunca estiveram porque essa batalha de vocês ja tem algum tempo, e ninguem movimentou-se para ajuda-los. Procurem junto ao dono do terreno ver o que ainda pode ser feito em beneficio de todas essas familias,porque se for esperar pela prefeitura de Petrolina, ta mau, pois as pessoas em primeiro lugar começa no carro do lixo, como ja foi dito na net.
    Bos sorte para todos vocês, que Deus ilumine vocês e o coração desse proprietario, que consigam ver um jeito de não jogar essas familias a toa.

  9. Eildo Coelho disse:

    Costa pergunta curta: FBC esta?

  10. gilberto barros disse:

    Quero fazer alguns questionamentos:

    O município é parte no processo?
    NÃO

    Foi o município que vendou os terrenos?
    NÃO

    Foi a atual administração que autorizou tais loteamentos?
    NÃO

    Portanto, pq esse sr está culpando a prefeitura e o preifeito Julio Lossio. Com certeza existem interesses políticos por traz dessas declarações.

    Não adianta querer enganar o povo e dizer que todo esse embrólio é culpa do prefeito ou da prefeitura. TENHA ÉTICA E HONESTIDADE SR ANTONIO AURÉLIO.

  11. Sou mais Petrolina disse:

    Pois é, Heyder, eu não quero Gonzaga como prefeito de Petrolina. Todos aqui lembram a gestão de Diniz… foi invasão para tudo quanto é canto da cidade, que ainda hoje repercutem nos cofres públicos municipais. Ainda bem que a cidade conseguiu superar tudo o que aconteceu… assim como petrolinense nascido em Petrolina, não quero mais isso.

  12. João Bosco disse:

    Como a corda só quebra do lado mais fraco, essas familias estão sem o amparo da lei. Já falaram acima que invasão é um negócio lucrativo, mas esquecem que esses terrenos não foram invadidos ( por quem mora). ” Foram vendidos ” . Essas familias são tão vitimas quanto o dono dos lotes, que deveria ter notado a venda irregular e impedir antes. Agora depois que todos investiram tudo que tinham na compra de um terreno e na construção de uma casa.
    Acho que não só a Prefeitura deveria ajuda-los mas também outras autoridades, como Câmara Municipal. ” E se o Prefeito Júlio prometeu ajudar e não cumpriu ele mentiu mesmo” .

  13. Antoni Aurélio (Gordo) disse:

    Ao ” Sr. Gilberto”: Não existe conotação politica politica em minhas palavras, desde de uma vez que não tenho cargo eletivo e não sou candidato a nada, meu interesse é apenas comunitário. Quem é o Sr. pra dizer que não tenho ética e sou desonesto. O senhor me conhece?
    Ao Sr. José: Não estou falando mal do Prefeito e sim da sua indecisão. Quanto aos aniversários, pois foram dois… E é essa uma das residências que está na lista de demolição… Isto sim é uma pena.
    Aos Amigos Édina e Costa: Agradeço pelos comentário e pela força. Pois, somos muitos; somos fortes e juntos venceremos.

  14. francisco adelino [nenzim] disse:

    e verdade pobre e igual a cachimbo so presta para levar fumo .pasçei 3 anos em uma empresa pedi conta para comprar um terreno para sair do aluguel e da nisso. faze o que.agora e esperar o sr.raimondo borges ter uma soluçao si nao o meu sacrificio foi todo em vão

  15. claudia disse:

    Fico vendo todos esses comentários e fico cá comigo pensando, se algum dia perdi meu voto, esse que dei a Júlio Lóssio foi o mais perdido de todos. Veio com essa historinha de “as pessoas em primeiro lugar” deu nisso!! Cuidado quando um candidato chegar em vc oferecendo dinheiro e dando beijinhos!! AS PESSOAS EM PRIMEIRO LUGAR…..RSRSRSRSRS… E SE FOSSE EM ÚLTIMO LUGAR…COMO AS PESSOAS ESTARIAM , A SAÚDE(DEUS TENHA MISERICÓRDIA DE NÓS) OS FUNCIONÁRIOS COITADOS , SALÁRIO MÍNIMO TODO O ANO DE 2010 R$465,00 …ISSO É UMA VERGONHA!!!!

  16. Ivone Vieira disse:

    Apesar de tudo acredito que ainda deve restar um pouco de sensibilidade no ser humano, espero confiante que as autoridades competontes sejam capaz de analisar e resolver esse problema de maneira coerente e humana, no momento o mais importante não é ficar apontando culpados mas buscar uma solução justa.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *


Últimos Comentários