Após mortandade de peixes, Secretaria de Desenvolvimento Urbano realiza limpeza na Lagoa do Jatobá

por Carlos Britto // 24 de janeiro de 2017 às 10:52

Após centenas de peixes aparecem mortos na Lagoa do Jatobá, zona leste de Petrolina, há uma semana, uma equipe do setor de Serviços Públicos da Secretaria Municipal de Desenvolvimento Urbano realizou a limpeza do local. O trabalho, que começou na última sexta-feira (20), foi concluído ontem (24).

Com o auxílio de pás, peneiras e máscaras, a equipe retirou 45 sacos de lixo de 100 litros, contendo todos os peixes mortos que foram encontrados na lagoa, o que causou mau cheiro e transtornos para moradores de bairros e condomínios das imediações.

Centenas de tilápias apareceram mortas na manhã do último dia 17, o que deixou moradores da localidade assustados. No mesmo dia, uma equipe técnica da Agência Municipal do Meio Ambiente (AMMA) foi enviada ao local para avaliar o que teria ocorrido. No dia 19, um diagnóstico preliminar apontou que a lagoa é indevidamente utilizada como ponto de descarte de esgoto dos condomínios da região, além de casas do próprio bairro Jatobá.

Uma análise preliminar aponta que devido à poluição por matéria orgânica a água perdeu o índice de oxigenação ideal, o que resultou na morte dos peixes. Os condomínios vão ser notificados a apresentar o plano de esgotamento sanitário, a fim de buscar uma solução para o problema, que só pode ser resolvido em definitivo, após entidades competentes realizarem uma grande obra de saneamento naquela localidade. O vereador Edilsão do Trânsito, inclusive, já acionou os Ministérios Público Federal (MPF) e do Estado de Pernambuco (MPPE) em relação ao despejo indevido de esgoto por parte desses condomínios. (com informações e fotos: Ascom PMP/Secretaria de Desenvolvimento Urbano)

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *


Últimos Comentários