O cenário hídrico do Rio São Francisco, que preocupava a cada dia os ribeirinhos de Petrolina (PE) e Juazeiro (BA), começa finalmente a mudar, como este Blog já divulgou. Prova disso é a Ilha do Rodeadouro, um dos principais pontos turísticos da região.
Depois que a Companhia Hidrelétrica do São Francisco (Chesf) liberou e a Barragem de Sobradinho soltou mais água, o nível do Velho Chico subiu, deixando alagada a parte mais baixa da ilha, onde ficam algumas barracas.
Embora esse cenário traga transtornos aos comerciantes do local sempre que ocorre, o rio novamente cheio traz também a alegria de um povo com o seu maior símbolo.
A situação do rio não esta melhor por isso, esse aumento do nível ai na região é para abastecer a barragem de itaparica que teve uma redução de 10% para 6% nesta semana, para proporcionar uma procissão religiosa. Com isso a Chesf esta liberando uma maior vazão para que o lago de itaparica retorne aos 10%, por isso houve aumento do nível do rio ai na regiâo.
Portanto, isso que esta acontecendo é temporário e a situação hídrica do Velho chico não esta boa, precisamos de chuvas.
http://www.assisramalho.com.br/2017/01/chesf-comunica-elevacao-do-nivel-do.html?m=1
Mais do que nunca, tem necessidade de fazer transposição em modelo,de um conjunto de adutoras de médio ou grande porte, com aproximadamente 1400 quilômetros, captando água abaixo do município de Santarém no Pará em direção a hidrelétrica serra da mesa em Goiás, pelo menos 1200 a 6000 m3/s esse último no período de cheia, porque agora mesmo esta necessistando 1200 m3/s no rio Sao Francisco 600m3/s em todos os riachos, ribeirões, rios inclusive o rio Sao Francisco que desagua na barragem de 3 Marias desde do município de Matutina ate Cristiano Otoni onde nasce o rio Parauapebas, em uma quantidade em torno de 20 a 30 m3/s pra cada afluente, em menos de 320 dias Tres Marias estava transbordando, com mais outros 600m3/s distribuídos no restante dos afluentes na margem esquerda a vida do rio Sao Francisco seria outra!
Sao mais de 150 afluentes, tanto da margem direita como da margem esquerda do rio São Francisco, se cada afluente recebesse 4.000 litros por segundo, digamos que toda a bacia do rio São Francisco tenha 160 afluentes, o rio teria uma vazão de 640.000 litros por segundo em todo ano, se fosse 6.000 litros para cada afluente teria uma de 960.000 litros o ano inteiro, todo esse volume é insignificante para o rio Amazonas,hoje despeja no Oceano Atlântico 164.551.000 litros de água por segundo, ou seja o rio Amazonas tem 171 vezes mais água do precisa o rio São Francisco neste período do ano encontra em regime de vazante, porque em período de cheia como esse ano este chega a mais de 385
000.000 de litros de água por segundo, tem ano que é mais de 400.000.000 litros por segundo!
Quanto conteudo de qualidade encontrei aqui no site. Agradeço por compartilhar. Sucesso. abraço