Com o nível mais baixo em toda sua história, a Barragem de Sobradinho, no norte da Bahia, só aumenta a preocupação das autoridades. No ano passado, nessa mesma época, o reservatório estava com 20% de sua capacidade. Neste domingo (30), de acordo com números da Companhia Hidroelétrica do São Francisco (Chesf), o volume é de apenas 10,16%.
Mas infelizmente não há nada tão ruim que não possa piorar. Com as poucas chuvas deste ano, a previsão é de que esse percentual caia ainda mais. Para o próximo dia 6 de agosto, o reservatório deve ficar com 9,69% do seu volume, e no dia 11 do mesmo mês, 9,34%.
Isso faltando ainda pouco mais de três meses para o período chuvoso na região. O cenário realmente é muito grave. (Foto/arquivo reprodução)
O senador Fernando Bezerra e o seu filho deveriam deixar essa frescura de DEM e governo de lado e ajudar no projeto de Gonzaga Patriota para trazer água para o São Francisco!
E Lula ainda fez o famigerado projeto da transposição.
A culpa é dos políticos , não é da seca
Transposição será feita com água após barragem, e somente 20M3/segundo, água que vai se perder no mar.
Vergonha para um país que possui a 5ª maior reserva de urânio do mundo, tem somente duas usinas nucleares em funcionamento que não produzem nem 3% da energia necessária para o país. Preferem encher os bolsos das empreiteiras para construir hidrelétricas caras e superfaturadas, que nunca operam à plena capacidade devido às constantes mudanças do clima e do volume dos rios, por causa dos grupinhos de ecochatos e militontos de esquerda que acham toda usina nuclear é uma Chernobyl em potencial (notem que essa usina se encontrava na URSS, berço do comunismo que essa gente tanto defende).
Os canais da transposição tem potencial para retirar 127 m3/s e não 20. Procure se informar.