Um novo projeto da Companhia de Desenvolvimento dos Vales do São Francisco e do Parnaíba (Codevasf), ainda em fase de formatação, promete levar água do rio São Francisco às bacias hidrográficas dos rios Itapecuru e Jacuípe, na Bahia, para o consumo da população de uma das regiões que mais sofrem com as estiagens no Estado.
O projeto foi apresentado pelo presidente da Codevasf, Elmo Vaz, na quarta (20), para os dirigentes do Comitê da Bacia Hidrográfica do Rio São Francisco (CBHSF), em Brasília.
Esta foi mais uma de uma série de apresentações que a Codevasf estará realizando, para a sociedade, do projeto Canal Águas do Sertão Baiano. A Companhia já tinha levado o projeto a conhecimento do Ministério Público Estadual e a representantes do governo baiano.
O desenho inicial da Codevasf prevê a tomada d’água do reservatório de Sobradinho para ser conduzida, num percurso de aproximadamente 330 km, até a barragem de São José do Jacuípe. A obra também beneficiará a população das bacias hidrográficas dos rios Salitre, Tatauí, Tourão/Poções e Vaza-Barris.
O objetivo do Canal Águas do Sertão Baiano é solucionar o problema de abastecimento humano e a dessedentação animal, além de impulsionar o desenvolvimento regional.
O edital para contratação dos estudos de viabilidade do Canal Águas do Sertão Baiano será lançado até o final de março deste ano, e conta com recursos de R$ 12 milhões já assegurados no âmbito do Programa de Aceleração do Crescimento (PAC). As informações são da assessoria de comunicação da Companhia.
Daqui há alguns anos, será necessária uma adutora para o rio também, visto que, só estão retirando água desordenadamente do coitado do rio, sem nenhum cuidado…