A taxa de lixo que é era paga no IPTU de Juazeiro (BA) passou a ser cobrada na conta de água. Com essa mudança, o consumidor vai pagar esse tributo mensalmente. Mas essa novidade não agradou todos os juazeirenses, pois muitos deles afirmam não ter conhecimento sobre o assunto.
É o caso da dona de casa Claúdia Senna, moradora do bairro Santo Antônio. “Fiquei sabendo por meio das redes sociais, mas não me informaram o motivo da mudança. Nós já pagamos tantos impostos, que costumamos desconfiar desse tipo de informação. Mas, se for para beneficiar a cidade, estou de acordo”, comentou, em entrevista a este Blog.
Quem não gostou nada da novidade foi seu Antônio Carlos Gonçalves, que reside no bairro Itaberaba e disse que a cobrança é um “absurdo”, mesmo tendo conhecimento que o projeto foi aprovado na Câmara Municipal de Vereadores no final da administração passada.
“Eu acho essa cobrança um absurdo. Soube que esse projeto foi aprovado pelos vereadores, mas não acho que teve uma divulgação para a população saber do que se trata. Eu não sei onde esse dinheiro vai ser aplicado, nem quanto, de fato, será cobrado. A população precisa de respostas”, disse seu Antônio.
A reportagem do Blog foi atrás das respostas que seu Antônio pediu e recebeu um esclarecimento do Serviço de Água e Saneamento Ambiental (SAAE). De acordo com o órgão, “a transferência da cobrança para o SAAE, está obedecendo a Lei nº 11.445/07, que define saneamento básico como: serviços de abastecimento de água, esgotamento sanitário, manejo de resíduos sólidos, drenagem e manejo de águas pluviais. Ou seja, água, esgoto, lixo e drenagem”, explica. A cobrança continua da mesma forma – por metro quadrado (m²) de área construída.
Aplicação de recursos
Ainda de acordo com o órgão municipal, “a Lei Complementar Nº 021/2016 incorporou parte do conceito nacional ampliando o rol de atuação do SAAE, para incluir o serviço de resíduos sólidos”. O SAAE também explicou onde serão aplicados os recursos e qual o objetivo da medida. “Além de cumprir o que determina a Lei, o objetivo é melhorar o serviço de limpeza, coleta e destinação dos resíduos sólidos aplicando o recurso arrecadado para esse fim, e a prefeitura possa também melhorar os serviços de saúde e de manutenção de praças.”
O SAAE ainda disse que está firmando parceria com a Cooperativa de Catadores de Materiais Recicláveis de Juazeiro (Cooperfitz), a fim de promover a coleta seletiva através de coletores identificados em vários pontos da cidade, contribuindo dessa forma para um ambiente mais limpo e saudável.
tem um porém ai: se a taxa vinha no iptu uma vez no ano, agora é todo mês?! é isso? então dá margem pra ser questionado! vamos ao mp! e mais: cade o dinheiro pra saude, ouvi que faltava recursos pra ter atendimento de dentista em postinho, mas grana pra botar em comercial na tv norte tem!?!
pra completa, eu acho é MUITO BEM EMPREGADO pra quem votou nesse desgoverno de continuismo! quem não votou, mais da metade do eleitorado, agora paga o pato!
Porque o blog não esclarece segundo o código do consumidor que a cobrança é ilegal e que só pode ser cobrada com autorização do consumidor. Isso não passa de uma cobrança abusiva que o povo que não é cidadão e não vai atrás dos seus direitos vai ser lesado ainda mais com essa.
BENESSES DO 3º MANDATO DE ISAAC
Oi! Isso é meio off-topic, mas preciso de alguns orientação
de um blog estabelecido. É duro para definir o seu
próprio blog? Eu não sou muito técnico, mas pode resolver
as coisas muito rápida. Estou pensando em criando meu
próprio, mas eu não sei onde começar . Tem algum dicas ou sugestões?
Com agradecimentos
Obrigado paгa аlguns outros excelente artigo .
Оnde mаiѕ poderia alguém ԛue tipo de informações de taⅼ սm ideal métodо da escrita?
Ꭼu tenho սma apresentaçãߋ próxima semana, e Sou na procurar tais informaçõеs .