O Comitê da Bacia Hidrográfica do Rio São Francisco (CBHSF) inicia o ano com uma boa notícia: o colegiado concluiu a elaboração dos seis primeiros Planos Municipais de Saneamento Básico na região do Alto São Francisco, em Minas Gerais. Financiados em cerca de mais de R$ 1,5 milhão, oriundos da cobrança pelo uso das águas do Rio São Francisco, os municípios mineiros contemplados são Bom Despacho, Lagoa da Prata, Moema, Pompéu, Abaeté e Papagaios.
Para o presidente do CBHSF, Anivaldo Miranda, a elaboração dos planos representa “o compromisso efetivo” do CBHSF com o processo da revitalização da bacia. “Recebemos demanda de mais de 90 prefeituras, mas até agora só podemos atender 24 municípios, distribuídos em todas as regiões fisiográficas da bacia, pela limitação dos recursos. Entretanto, continuaremos na batalha e, depois da conclusão de todos os planos, o nosso compromisso é de acompanhar para ver se as prefeituras estão fazendo com que eles saiam do papel”, avaliou Miranda.
Dos planos já contratados e em andamento na região do Baixo São Francisco, os municípios contemplados são: Belo Monte (AL), Igreja Nova (AL), Feira Grande (AL), Ilha das Flores (SE), Propriá (SE), Telha (SE) e Traipu (AL); No Médio São Francisco, Angical (BA), Catolândia e São Desidério (BA); E no Submédio, Afogados da Ingazeira (PE), Flores (PE) e Pesqueira (PE).
Já dos planos ainda em processo licitatório para a sua elaboração são, no Médio São Francisco, Carinhanha (BA) e Barra (BA); e no Submédio, Mirangaba, Jacobina e Miguel Calmon (todos na Bahia). As informações são da assessoria do CBHSF.