O despejo de esgoto no Rio São Francisco deverá, pelo menos, ser reduzido a partir de dezembro deste ano. Foi o que garantiu o gerente regional da Compesa, Igor Galindo (foto). Segundo ele, o problema não é definitivamente resolvido porque há áreas em que a prefeitura não concluiu o sistema de esgotamento sanitário.
“No início do ano, o rio não receberá mais esse esgoto, exceto de algumas áreas que apresentam problemas, como o Jatobá e Dom Avelar, que é de responsabilidade da prefeitura e não sabemos se irão passar para Compesa. Já o São Gonçalo, por exemplo, iremos absorver agora de imediato, isso evitará que o esgoto da comunidade caia no rio”, explica.
De acordo com o gerente regional, as obras da Estação de Tratamento já estão adiantadas. “Todos os serviços de concretagem e os reservatórios já estão concluídos. Faltam a instalação dos equipamentos e terminar as elevatórias que irão levar os esgotos até a estação. A previsão é de que esteja funcionando em dezembro”, destaca.
Por Monyk Arcanjo
O Ministério Público Federal existe? Acho que não, pois a Compesa ACABA DE CONFESSAR letra por letra que joga esgoto inatura no Rio São Francisco, um rio federal, e até hoje não tenho conhecimento que o MPF tenha processado essa empresa ou o Estado de Pernambuco.
O VALE ACORDOU VAMOS EXIGIR A SALVAÇÃO DO NOSSO RIO,PORQUE ELE ESTÁ MORRENDO AOS POUCO.
ATÉ QUANDO VAMOS ESPERAR ESSA AGONIA DO NOSSO RIO,ELE ESTA AGONIZANDO PEDE SOCORRO,QUEM PODE FAZER NADA FAZ PORQUE TOMA ÁGUA MINERAL.QUEM DEPENDE DO RIO SOMOS NÓS.
ESSA “ESTÓRIA” DOS PRAZOS EU JÁ CONHEÇO. EMBORA ENTENDA QUE PETROLINA, É UM DOS MUNICIPIO QUE MAIS SE PREOCUPA COM AS QUESTÕES AMBIENTAIS. MAS AINDA NÃO ATINGIU A EFICIENCIA.
Que preocupação é que existe com qustões ambientais em Petrolina? O esgoto sempre foi jogado no rio e todo mundo sabe. Tendo ainda as plantas como prova em toda a margem do rio em petrolina.
Parabéns para todos, MPF, IBAMA, Prefeitura, COMPESA!!!!!