Lançada em Brasília campanha em defesa do Rio São Francisco

por Carlos Britto // 29 de maio de 2014 às 07:20

rio são franciscoO Comitê da Bacia Hidrográfica do Rio São Francisco (CBHSF) promove, no dia 03 de junho, o `Dia Nacional em Defesa do Velho Chico`, que tem o objetivo de alertar a sociedade para os problemas enfrentados pelo rio.A ação foi apresentada à imprensa nesta quarta-feira (27) pelo presidente do Comitê, Anivaldo Miranda, em Brasília (DF).

Durante o evento, Anivaldo  fez uma breve apresentação do trabalho do CBHSF para contextualizar os objetivos da campanha. “A campanha não é contra ninguém. É simplesmente a favor do Velho Chico, daí que a ideia não é protestar. A ideia é alertar a nossa população para os problemas enfrentados pela bacia do rio São Francisco e dar a todos os segmentos da sociedade civil, do poder público e da iniciativa privada a possibilidade de anunciar alguma boa ação em favor do rio e de seus afluentes”, explicou Miranda.

O Dia Nacional em Defesa do Velho Chico será marcado por mobilizações em toda a extensão da bacia, alertando a sociedade para a necessidade de preservação do São Francisco. Estão programadas barqueata, peixamento, debates e mobilizações envolvendo pescadores, comunidades indígenas, quilombolas, pesquisadores, estudantes e gestores público. A campanha também dará destaque a discussões relevantes para a vida do rio como a vazão ecológica, disponibilidade hídrica e os usos múltiplos das águas.

Ações da Codevasf 

Um dos principais objetivos da Codevasf é preservar os recursos hídricos das bacias dos rios onde atua – São Francisco, Parnaíba, Itapecuru e Mearim. Por essa razão, a empresa realiza constantes investimentos em ações de controle de processos erosivos, esgotamento sanitário e coleta, tratamento e destinação de resíduos sólidos. Os trabalhos ocorrem nos estados de Alagoas, Bahia, Maranhão, Minas Gerais, Pernambuco, Piauí e Sergipe.

Os recursos são aplicados por meio do Programa de Revitalização da Bacia Hidrográfica dos rios São Francisco e Parnaíba, coordenado pelo Ministério do Meio Ambiente em parceria com o Ministério da Integração Nacional e outros 14 ministérios.

Outro trabalho prioritário da Codevasf na área ambiental é a implantação de sistemas públicos de coleta, tratamento e destinação de resíduos sólidos. Apenas para o período 2011–2014, os investimentos previstos são de R$ 52,73 milhões. O esforço da Companhia consiste em promover a instalação de aterros sanitários, elaborar projetos para manejo e disposição adequadas de resíduos e adquirir equipamentos voltados para a operação de aterros. (da Ascom)

Lançada em Brasília campanha em defesa do Rio São Francisco

  1. Salustiano disse:

    Ôba!!! Próxima terça-feira, mais um engarrafamento na ponte!!!
    Mania desse povo…tudo que é manifestação tem que passar na ponte…tomara que caia uma tempestade!

  2. José Pedro Quirino disse:

    Que o investimento propalado pela Codevasf realmente ocorra, porque se acontecessem de verdade os rios não estariam podres, principalmente o São Francisco.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *


Últimos Comentários

  1. Reflexão muito pertinente! 👏 A falta de flexibilidade no atendimento, seja no público ou privado, realmente expõe uma grande falha…