A Companhia de Desenvolvimento dos Vales do São Francisco e Parnaíba (Codevasf) deve investir o montante de R$ 2,2 bilhões em esgotamento sanitario, até 2014. Os recursos, segundo assessoria do órgão, são oriundos do Programa de Aceleração do Crescimento (PAC). Mais de 200 municípios em todo o Brasil estão sendo beneficiados com as ações em Alagoas, Bahia, Maranhão, Minas Gerais, Pernambuco, Piauí e Sergipe. Até o final desse ano, o investimento previsto é de cerca de R$ 274 milhões.
As ações fazem parte do Programa de Revitalização da Bacia Hidrográfica do São Francisco, que consiste na recuperação e conservação hidroambiental da bacia, realizado desde 2004. Em 2007, essas atividades de recuperação e conservação foram estendidas à bacia do Rio Parnaíba.
Estão sendo atendidas as zonas urbanas de municípios que pertencem às bacias dos rios São Francisco e Parnaíba com população de até 50 mil habitantes, em sua maioria, e com prioridade para as localidades situadas na calha do rio São Francisco. Os trabalhos realizados são sempre precedidos de termos de cooperação assinados por prefeituras ou concessionárias dos serviços de esgoto.
Questão de saúde
Um sistema de esgotamento sanitário, com estações de tratamento, reduz os recursos aplicados no tratamento de doenças, uma vez que grande parte delas está relacionada à falta de uma solução adequada para esse problema.“O sistema de esgotamento sanitário serve para minimizar a ocorrência de doenças na população. Então, a cada um real gasto em saneamento você economiza quatro reais em saúde e isso melhora todos os índices da população em geral”, acrescenta Rodrigo Marques Beneveli, chefe da Unidade das Ações de Revitalização da Codevasf.
Mais $$$$$$$$. Qr um Portal da transparência. Tenho interesse em saber como está sendo utilizado o “dindin” do povo!!!!
Espero que aproveitem e deixem um pouquinho do dinheiro para terminar o saneamento do bairro Santa Luzia.