A Marinha do Brasil abriu inscrições para dois concursos públicos. Os certames são para ingresso nos Quadros Complementares de Oficiais (CP-QC-CA/FN) e Capelães (CP-CAPNAV).
São 14 vagas para o quadro de oficiais, sendo 5 para Oficiais da Armada e 9 para Oficiais Fuzileiros Navais, destinadas a candidatos com menos de 29 anos de idade em 1º de janeiro de 2018, do sexo masculino e formados, até o dia 5 de fevereiro de 2018, em diversas áreas da Engenharia, em Ciências Náuticas ou em Educação Física. As inscrições vão até 26 de junho.
O concurso será realizado por meio de prova escrita objetiva de conhecimentos profissionais/inglês e uma redação, ambas eliminatórias e classificatórias. Após isso, os concorrentes passarão ainda por Inspeção de Saúde, Teste de Aptidão Física, Verificação de Dados Biográficos, Verificação de Documentos e Avaliação Psicológica. Os aprovados farão o Curso de Formação de Oficiais (CFO) no Centro de Instrução Almirante Wandenkolk (CIAW), na cidade do Rio de Janeiro. As inscrições serão realizadas pelo site www.ingressonamarinha.mar.mil.br e o valor da taxa é de R$ 100,00.
As inscrições para o preenchimento de seis vagas para o quadro de Capelães Navais vão até 19 de junho, sendo quatro vagas para Sacerdote da Igreja Católica, uma vaga para Pastor da Igreja Batista e outra para Pastor da Igreja Assembleia de Deus. Os principais requisitos são: ser brasileiro nato, de ambos os sexos (quando a religião permitir) e possuir mais de 30 anos e menos de 41 anos de idade, em 01/01/18. A inscrição é realizada no site www.ingressonamarinha.mar.mil.br, onde também pode ser encontrado o edital com todas as informações. O valor da inscrição é de R$ 110,00.
Os candidatos farão uma prova escrita objetiva de conhecimentos profissionais e uma redação. Se aprovados seguirão para outras fases do concurso. Aqueles que forem classificados em todas as etapas do processo passarão por um Curso de Formação de Oficiais (CFO), com duração de 39 semanas, no Centro de Instrução Almirante Wandenkolk (CIAW), localizado na Ilha das Enxadas, na cidade do Rio de Janeiro. O candidato cursará como Guarda-Marinha, recebendo remuneração mensal, além de diversos benefícios como alimentação, uniforme, assistência médico-odontológica, psicológica, social e religiosa. Após a aprovação no curso de formação, no final de 2018, ocorrerá a nomeação a Primeiro-Tenente.