Acabou o mistério: o prefeito Miguel Coelho (PSB) sancionou a lei que redefine sua equipe de governo. O chefe do Executivo reduziu a gestão de 11 para 9 secretarias, além de extinguir a empresa Vale Digital. As mudanças foram motivadas para melhorar o desempenho de setores estratégicos e facilitar a captação de recursos junto a órgãos federais e outras entidades.
Com a reforma administrativa, fica criada a Secretaria de Governo e Agricultura, sob o comando de Simão Durando; já Cultura e Esportes serão vinculados à Educação, gerida por Margareth Zapponi, enquanto a pasta de Planejamento absorverá o setor de Gestão Administrativa, ficando sob o comando de Henrique Guerra em janeiro. Depois disso, assumirá o Professor Plínio Amorim. Essa, inclusive, é a grande novidade da reforma.
Plínio estava em Juazeiro (BA), onde se transformou no ‘homem forte’ do Governo Isaac Carvalho (PCdoB), por oito anos, e continuou na equipe do sucessor de Isaac, Paulo Bomfim (PCdoB). Na semana passada este Blog já especulava sobre um possível ‘repatriamento’ de Plínio, que já havia atuado como secretário de Educação no terceiro governo de Fernando Bezerra (2005-6) e de Odacy Amorim (2007-08).
A última mudança no primeiro escalão refere-se às pastas de Desenvolvimento Econômico e Turismo, que foram anexadas e serão conduzidas por Emício Junior.
Outra medida adotada para melhorar a administração da cidade é a extinção de algumas assessorias para a criação de cargos técnicos para o setor de engenharia e saúde. Essa decisão, segundo o prefeito, foi necessária em virtude do volume de ações previstas para 2019 nas áreas de pavimentação e saúde básica.
“Reduzimos as pastas, mas vamos aumentar a eficiência da gestão. Ano que vem teremos um grande volume de pavimentação e muitas ações na saúde, tornando necessário investir em um corpo técnico nesses dois setores. Outro fator que levamos em consideração foi a captação de recursos. Setores como a Cultura e Esportes quando vinculados à Educação poderão conquistar mais recursos. Então, isso mostra que essa reformulação foi totalmente técnica e pensando numa gestão mais moderna, enxuta e capaz de trazer mais investimentos para Petrolina”, explicou.
Organograma
Outras duas mudanças adotadas não afetarão o organograma institucional da Prefeitura de Petrolina. Para reforçar o setor de articulação política, Orlando Tolentino volta à Coordenação das Assessorias Especiais, ampliando o diálogo com a Câmara de Vereadores e outros segmentos. Já Fernanda Carvalho deixa a Chefia de Gabinete em fevereiro para ocupar a mesma função no mandato do deputado estadual eleito Antonio Coelho (DEM). O substituto dessa atribuição na prefeitura será anunciado no final deste mês, segundo informações da assessoria.
Nova formação
A nova formação da equipe de Miguel Coelho é a seguinte:
Secretaria de Governo e Agricultura – Simão Durando
Secretaria de Desenvolvimento Econômico e Turismo – Emício Junior
Secretaria de Planejamento e Gestão Administrativa – Plínio Amorim (assume em fevereiro)
Secretaria de Educação, Cultura e Esportes – Margareth Zapponi
Secretaria de Saúde – Magnilde Albuquerque
Secretaria de Desenvolvimento Social e Direitos Humanos – Jorge Assunção
Secretaria de Infraestrutura, Mobilidade e Serviços Públicos – Fred Machado
Secretaria de Desenvolvimento Urbano e Habitação – Giovanni Costa
Secretaria da Fazenda – Lucivane Lima