O novo colegiado do Comitê da Bacia Hidrográfica do Rio São Francisco (CBHSF) tomou posse em Belo Horizonte (MG), para um mandato de quatro anos. Nesta gestão, os novos integrantes terão como desafio firmar a tão reivindicada revitalização do Velho Chico, por meio de ações sustentáveis que vão desde a implantação de obras de infraestrutura hídrica a trabalhos de educação ambiental ao longo do Rio da Integração Nacional. O reitor da Univasf, Julianeli Tolentino, é um dos que fazem parte do colegiado.
Todo o processo de renovação dos 124 membros, distribuídos entre titulares e suplentes, foi conduzido pela Câmara Técnica de Articulação Institucional (CTAI), que assegurou ao processo a eleição dos segmentos representativos da entidade, como abastecimento urbano, indústria e mineração, irrigação e uso agropecuário, hidroviário, pesca, turismo e lazer, hidroeletricidade, Organizações Não Governamentais (ONGs), organizações técnicas de ensino e pesquisa, comunidades tradicionais, povos indígenas, consórcios, associações intermunicipais ou de usuários, além dos poderes público municipal, estadual e federal.
Como primeira tarefa os membros terão de eleger a nova diretoria colegiada do CBHSF, integrada pelo presidente, vice-presidente, secretário e coordenadores das Câmaras Consultivas Regionais do Alto, Médio, Submédio e Baixo São Francisco). O mandato também será para quatro anos.
O atual presidente foi reeleito!!! Só faltou eles decidirem transferir a sede do comitê de Maceió (que por incrível que pareça não faz parte da bacia) para uma cidade que fique efetivamente na região do São Francisco. Se não daqui a pouco São Paulo ou Rio de Janeiro vão requerer ser a sede também!!! Legalidade já!
Deus queira!!!
Cheia de conversa fiada!!!