O ex-deputado estadual e atual subsecretário de Relações Institucionais da Bahia, Pedro Alcântara, aplaudiu a escolha de Juazeiro para a instalação da Plataforma Logística do São Francisco, cujo anúncio foi feito pelo secretário do Planejamento, José Sérgio Gabrielli.
Entre os pontos da implantação destacam-se o favorecimento da economia da região, a geração de empregos e a estabilidade econômica na área de influência da plataforma. A instalação era uma antiga reivindicação da população local e o subsecretário da Serin acompanhou de perto todo o processo, ciente da localização estratégica de Juazeiro, no epicentro geográfico do Nordeste, além do grande potencial logístico das margens do Rio São Francisco e da interligação por rodovias, aeroporto e ferrovias com as principais capitais do Nordeste.
As plataformas logísticas são pontos centrais de armazenamento, finalização e distribuição de produtos com a utilização de diversos meios de transporte, o que ocasiona uma redução de custos, o aumento da eficiência e a expansão da atividade produtiva da região.
O modelo de Parceria Público-Privada (PPP) está sendo ajustado e ainda em 2012, provavelmente, o edital que concederá a operação do empreendimento por 21 anos será lançado. A expectativa é de que a plataforma crie cerca de 2.400 empregos na sua construção e, quando em funcionamento, movimente 33 milhões de toneladas por ano.
O espaço é caracterizado pelo armazenamento de produtos e outras instalações utilizadas nas atividades de transporte de mercadorias, realizados por modais sustentáveis e competitivos.
Comemora o que? cadê? onde? como sempre nessa cidade do FEELING, nada…
O modal é sem dúvidas um sistema de transporte eficiente e moderno logisticamente falando… se funcionar ponta a ponta, e aí leia-se principalmente por hidrovia, tem tudo para se tornar um fato gerador de emprego, renda e outros incrementos que certamente vão influir significamente na economia regional, principalmente na cidade de Juazeiro… Por tudo isso, é sim, um motivo de comemoração por Dr. Pedro Alcântara, e porque não dizer por todos nós, inclusive, por aqueles que só sabem emitir opiniões com criticas destrutivas.