Como é do conhecimento de todos, tanto este Blog quanto o Blog da Folha do São Francisco estão sendo alvo de perseguição por expormos críticas contra a atual administração de Petrolina.
Como todos também sabem, essa perseguição vem sendo exercida através da proliferação de ações judiciais, tudo para fazer calar o direito de imprensa e o direito de garantir a você, leitor, o acesso à informação.
Tanto que, recentemente, o prefeito ajuizou uma ação para proibir que seu nome fosse citado por nosso Blog, como se ele não fosse pessoa pública e não pudesse tolerar o direito de crítica, e como se a imprensa existisse apenas para dar parabéns à sua gestão.
As ações judiciais vêm sendo ajuizadas por pessoas simples, mas que possuem cargos na prefeitura, que sequer possuem algo a reclamar da nossa atuação ou mesmo da atuação do Blog da Folha do São Francisco. Isso tem sido demonstrado nas próprias audiências perante a Justiça.
Na tarde de ontem (07), ocorreram duas audiências nos processos n.ºs 0004858-24.2011.8.17.8026 e 0004852-17.2011.8.17.8026 junto ao Juizado de Pequenas Causas de Petrolina, que foram movidos contra o Jornal Folha do São Francisco e sua proprietária Vera Lúcia Medeiros.
Na tarde de hoje o nosso Blog estará em quatro audiências por esses e outros processos.
O interessante dessas audiências foi que as próprias autoras requisitam a desistência das ações somente ao Blog da Folha, mantendo os processos contra o nosso Blog. Como a desistência não valia para os dois blogs a proposta não foi aceita nem pelo Jornal Folha do São Francisco e nem pela jornalista Vera Medeiros.
Vejamos um trecho da ata de audiência, que é documento público:
“A tentativa de acordo restou frustrada, pois os acionados, por questões éticas, se sentiram impulsionados a não firmar o acordo ora proposto, visto que o mesmo não se estendia aos processos, já reconhecidamente conexos por este Juízo, promovidos em desfavor de Carlos Britto e Plena News Comunicação e Marketing Ltda”.
No entendimento tanto do jornal quanto da jornalista Vera Medeiros, não era justo aceitar esse acordo de desistência que apenas incluía uma parte da imprensa, pois a notícia original é do Blog Folha e apenas foi reproduzida pelo nosso Blog, respeitando o texto original.
Se as autoras das ações judiciais reconhecem que nada têm a reclamar da Folha do São Francisco ou mesmo da jornalista Vera Lúcia Medeiros, que foram os autores da matéria, então por que manter a reclamação contra este Blog que apenas reproduziu?
Esse trecho da ata foi incluso a pedido do jornal e da jornalista – mesmo com a contrariedade do advogado das autoras.
Isso retrata o que vem sendo feito contra a imprensa regional e a clara perseguição por parte de integrantes da Prefeitura de Petrolina, muito diretamente a este blogueiro.
É importante deixar claro que nem Vera nem eu poderíamos decidir por desistência de processos sozinhos, pois todo passo dado é discutido e deliberado por todos os colegas da imprensa que estão unidos contra esta intimidação.
E a orientação da categoria era que a decisão tem que beneficiar a todos, ou o problema continuar para todo mundo.
Mesmo com a decisão da categoria respeitada pelos colegas da Folha, quero reiterar de público à postura ética, responsável, firme e sem abalos de Vera e de Wellington Alves, que continuam dentro de um problema porque não aceitaram me deixar sozinho, como eles queriam. Isso se chama caráter.
Tomara que a sociedade de Petrolina levante sua voz e se una a nós contra a Nova Ditadura da Nova Petrolina. Estamos esperando por vocês.
Há um envernizado nessa história!
Amordaçar a Imprensa Livre e Independente é um tiro no pé, um ato desastrado contra a própria administração municipal, é o “fogo amigo” e isto terá conseqüências que terão impacto direto e indireto no resultado final do pleito em 2012.
Moraes….
É bicho que sofre pra subir na vida é o tal do pobre. Além do duro danada que tem que dar, ainda precisa escapar das farpas afiadas e mortais que formam crivos no corredor da vitória. Como disse o nosso Nilo Coelho sobre o remeiro ” …mesmo que sangre o peito, saberemos lutar”. Estas pessoas escolheram o jornalismo para viver com dignidade. Estudaram com dificuldades, com muitas dificuldades se formaram e ainda não encontraram a tão sonhada facilidade na vida. Viver sem facilidade não é demérito, pelo contrário, torna o viver uma luta honrosa, desde que não se abdique do viver com dignidade. Assim também a vida muito bonita.
Sou solidário com o trabalho digno e de muita responsabilidade do blogueiro Carlos britto, conheço sua tragetória e sua história. Ele tem coragem de mostrar o outro lado da moeda fazendo um jornalismo independente e com muita responsabilidade. Acompanho todos os dias as notícias de minha cidade através de seu blog. Petrolina tem muito a agradecer por tantas informações que chegam em suas casas em tempo real, onde não precisa sair pra ficar informado.
ailton de Souza
Carlos Britto depois seu blog as informações para á população melhoraram muito, agora temos um um instrumento democratico aonde podemos expor nossas ideias e idguiações contra má qualidade de serviços. E denuciar as coisas erradas que acontecem em nosso cotidiano politico. Se atual administração te persegue é por que você esta conseguindo atingir a ferida dela. E tenho certeza que este espaço em seu blog é democratico pois quando as coisas boas acontecem elas também são divulgadas.
Parabenizo Vera e Wellington pelo gesto corajoso e leal de recusar a pseudo benesse que provocaria divisionismo na frente pela liberdade de expressão. Conclamo a sociedade petrolinense a manifestar repúdio à postura autoritária e condenável do Prefeito de Petrolina em querer calar a imprensa. É imperioso que todas as pessoas livres, soberanas e de bons costumes se juntem em defesa da liberde de expressão e do exercício da crítica fundamentada e sem apelos pessoais. Não se trata de defender as pessoas de Carlos Britto, Wellington e Vera e sim do respeito ao direito de ser informado com responsabilidade. Ao Prefeito, lembro o dito popular: “quem não pode com o pote, não pega na rodilha”
Parabéns Vera e Wellington Alves, a atitude de vocês é uma demonstração de dignidade e de caráter. É uma pena que poucas pessoas públicas (autoridades políticas) tenham se manifestado diante desse episódio, ficam em cima do muro, que é o lugar onde se abrigam os covardes. Presto a vocês a minha humilde solidariedade, acreditando que a democracia e liberdade de imprensa não podem ser dissociadas. Aqueles que assim o querem, gostariam, na verdade, de ser ditatores. Seres absolutos, inquestionáveis. Felizmente não o são. Unidos vocês vencerão.
Errata. Onde se lê: ditatores; leia-se: ditadores.
Taí prefeito, vai ver se toma umas aulas de dignidade e justiça! Gente prá ensinar já tem!
O tempo da ditadura já passou. O Prefeito näo é de Petrolina por isso tenta em väo tapar o sol com a peneira. Por favor senhor Prefeito deixa a impresa livre e procure fazer a sua parte.
Parabéns a voces q na luta estäo e näo se deixam amedrontar-se com esta ou aquela farsa do Sr. Médico estrangeiro; já o vice (Domingo Sávio) é daqui e só tem a perder ao lado desse ditador.
Espero realmente continuar lendo o blog de voces.
Sem medo de lutar.
Carlos, Eu queria fazer um comentario, mas não consigo nem escrever o nome desse prefeito. Um forte abraço.
E uma falta de respeito a imprensa de nossa cidade e querer cala a boca de todos que representa o Povo e a nossa Cidade… Ai vem um forasteiro e tenta calar a nossa Cidade… Prefeito aprenda a ser mais Democrata e nao um Ditador os ultimos que ainda resistia no Planeta foram banidos da Politica e c/vc nao sera diferente……………….. UMA VERGONHA NA DEMOCRACIA DE NOSSO PAIS………
CARLOS BRITO ESSE PREFEITO QUE AI ESTÁ FOI VOCÊS MESMO QUE VOTARAM NELI. O GRUPO DE FB TODOS OS GARGOS DE ODACY , EM FIM A MAIOROA DE PETROLINA. NÃO RECLAME DE NADA.
Conceito equivocado de caráter.
Meus parabéns à Vera e Wellington Alves, pela atitude nobre, firme e unida pelo bem da classe e do direito de imprensa. Parabéns tbm a Carlos Brito, pela maneira transparente e ética com a qual vem conduzindo esse dissabor ocasionado pelo prefeito e sua equipe. Não podemos esquecer que esse Sr. tem imunidade para dizer o que bem quiser, no exercício do mandato. Mas na hora em que a imprensa cobra e o povo faz coro junto, é desejável que sejam “calados” e “amortecidos”.
Espero que esse processo sirva para fortalecer a imprensa de Petrolina e região e fazer com que o prefeito e sua equipe dediquem seu tempo e atenção para cuidar de suas obrigações. Deixemos para a Justiça o que realmente precisa ser levado a ela!