Petrolina e Juazeiro recebem uma equipe de pesquisadoras da Universidade Federal do Paraná (UFPR) que atua em parceria com o Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes (DNIT), para desenvolver um programa de educação e comunicação socioambiental nas comunidades da região. O trabalho é referente à obra de duplicação da Ponte Presidente Dutra, sobre o Rio São Francisco, na BR-407.
O grupo faz parte do Projeto GPontes, responsável pela gestão ambiental de obras do DNIT em pontes por todo o país, e pretende promover a troca de informações quanto a questões socioambientais locais, inclusive sobre os impactos relacionados à ponte. A realização do programa de educação e comunicação é uma das condicionantes para liberação da licença ambiental que permite a continuidade das obras na região.
Em diferentes campanhas ao longo do ano, a equipe formada por educadores ambientais e comunicadores sociais virá aos dois municípios para desenvolver ações socioambientais junto a estudantes, professores e moradores. Nas unidades escolares, por exemplo, serão distribuídos materiais como cartilhas e lápis para colorir. O objetivo é promover a participação da população e formar multiplicadores dentro das comunidades, que possam dar continuidade às ações.
As oficinas nas escolas tiveram início na última quinta-feira (22), com os professores da Escola Municipal Eliete Araújo de Sousa, em Petrolina. Na sexta-feira (23), foram desenvolvidas atividades com estudantes e professores da Escola Estadual Dom Malan. No sábado (24), foi a vez dos professores do Colégio Municipal Paulo VI, em Juazeiro. Hoje (26) foi continuado o trabalho com os estudantes da escola Eliete Araújo, e nesta terça-feira (27) serão atendidos os estudantes do Paulo VI. Depois, a equipe segue para a ponte que liga os distritos de Ibó-BA e Ibó-PE, também sobre o Rio São Francisco, na BR-116.