Projeto unirá em oficina conhecimento sobre papel machê e Rio São Francisco

por Carlos Britto // 20 de janeiro de 2013 às 17:24

projeto rio sao franciscoMais uma iniciativa desenvolvida na região é contemplada pelo edital da Funarte – o “Mais Cultura – Microprojetos Rio São Francisco”. Trata-se do Decora Brasil. A responsável é a bióloga Queoma Lima, que uniu esforços com a artista plástica Zilma Tanajura (autora da Exposição “Mulheres, Flores, Formas e Cores”, contemplada pela Funceb em 2008, entre outros importantes trabalhos), em Petrolina para desenvolver uma oficina com os jovens inscritos, e logo após a montagem de uma exposição com peças desenvolvidas em sala de aula pelos mesmos.

A oficina será realizada amanhã (21) a 15 de fevereiro no Sesc Petrolina. Na oportunidade, os alunos estudarão a teoria da arte do papel machê, associado ao conhecimento sobre a fauna, flora e lendas do Rio São Francisco.

Durante o processo de prática da oficina, a turma produzirá peças tais como pratos, xícaras, vasos, pássaros e porta-panelas com design aplicado à decoração de ambientes, com utilização funcional. Cada peça contará com uma etiqueta, descrevendo informações de forma objetiva, seja um peixe, uma lenda, um pássaro ou qualquer tema alusivo ao Rio São Francisco e suas belezas naturais.

Para que os alunos apresentem suas habilidades desenvolvidas durante a oficina e o público aprecie e participe do projeto, a segunda etapa ocorrerá com uma exposição no Museu do Sertão, com abertura às 19h30 do dia 20 de fevereiro. O tema será “Jantando ao fundo do Velho Chico numa noite de luar”.

Missão

O Mais Cultura tem como missão incentivar artistas, projetos artísticos e culturais na região da Bacia do Rio São Francisco. Os projetos deverão ter como beneficiários jovens de 17 a 29 anos, com o intuito de promover a cidadania cultural.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *


Últimos Comentários

  1. Reflexão muito pertinente! 👏 A falta de flexibilidade no atendimento, seja no público ou privado, realmente expõe uma grande falha…