Com faixa, jarros de barro e flores nas mãos os representantes do Vale do Salitre chamaram atenção das autoridades políticas durante a solenidade de abertura da XIX Reunião Plenária do Comitê da Bacia Hidrográfica do Rio São Francisco, no auditório do Senai em Petrolina, hoje (7).
A manifestação, segundo Hérica Daiane, uma das representantes do Salitre, foi devido à falta de atenção do Comitê e das autoridades para o desenvolvimento do vale. “Este é o nosso grito de socorro, o rio Salitre é afluente do Rio São Francisco e está desprezado, ele precisa ser revitalizado. É preciso que o comitê e demais órgãos tenham ações mais firmes junto aos salitrianos, que vivem um verdadeiro estado de miserabilidade”, desabafou.
Durante a solenidade nenhum tipo de resposta foi dada à manifestação do povo do salitre. Somente após o evento, foi realizada uma reunião com representantes do Salitre, Codevasf, Ministério Público e políticos, onde foi discutido um estudo para resolver o problema de assoreamento do leito do rio e firmado um compromisso para agilizar o programa “Água Para Todos” do governo federal na região.
O que este comitê faz mesmo?? Agora só precisava pegar o dinheiro que vai gastar neste evento “Pra Nada” que resolveria muita coisa no nosso velho Chico. Sei não é só firulas e gasto com vai e vem.
A comunidade do Salitre está de parabéns, descaso pra mim é o fato de a manifestação ter sido tão marcante e as pessoas q compunham a mesa não ter feito nenhum pronunciamento sobre tal. Isso só mostra na nossa cara como eles tratam as nossas necessidades. E mais, corrijo uma pérola dita pelo presidente do comitê ao falar que os Usuários da Água (segundo o folder, seriam as indústrias, grandes agricultores e empresas) cuidam do nosso rio, grande lorota!! Incomensurável a quantidade de veneno que tem nesse rio… não é agrotoxico não, é veneno mesmo! Ao mesmo tempo que fiquei feliz em ter visto a manifestação dos salitreiros, me chateei por ter saído de casa pra ouvir tanta bobagem dita naquela mesa.