Quinze comunidades ribeirinhas participam até hoje (29) do 1º Seminário Situacional das Comunidades Quilombolas do Rio São Francisco, que acontece em Bom Jesus da Lapa, no oeste baiano. O evento, que é organizado pelo Comitê da Bacia Hidrográfica do São Francisco, tem o objetivo de discutir a problemática das comunidades e também formular um documento, a ser encaminhado aos organismos governamentais, que expresse os anseios dos quilombolas acerca da degradação do meio ambiente na bacia do São Francisco, principalmente quanto aos recursos hídricos.
Durante o encontro estão sendo discutidos temas como saúde e educação, regularização fundiária, políticas públicas, impactos ambientais; e Pacto das Águas também integram a programação do seminário.
Durante abertura, na última quarta-feira (27), a coordenadora de comunicação do CBHSF, Malu Follador, falou sobre o papel e a atuação do Comitê do São Francisco, assim como ressaltou o esforço do coordenador da CCR para deixar sempre de pé a bandeira dos povos quilombolas nos encontros e nas reuniões que acontecem pelo Brasil. (Foto: Assessoria/divulgação)