TRE de Pernambuco investiga denúncia contra Armando Monteiro por abuso de poder político

por Carlos Britto // 26 de julho de 2014 às 12:17

ArmandooA Corregedoria do Tribunal Regional Eleitoral de Pernambuco (TRE-PE) abriu uma Ação de Investigação Judicial Eleitoral (AIJE) contra o candidato a governador Armando Monteiro Neto (PTB), da coligação ‘Pernambuco Vai Mais Longe’. A denúncia refere-se a prática de abuso de poder político, quando o petebista manteve no site do Senado Federal um link para a página oficial de sua campanha.

A decisão teve base nas representações protocoladas pelo jurídico da Frente Popular, no último dia 16, questionando a utilização de bens e serviços públicos por parte do senador em sua campanha eleitoral, em desrespeito ao artigo 73 da Lei 9504/97.

Ao identificar a irregularidade, a Frente Popular abriu dois processos contra Armando. O primeiro, apontando a realização de propaganda irregular, já foi julgado procedente pelo Tribunal, que impôs ao candidato uma multa de R$ 5 mil. O segundo, em andamento, apura a conduta vedada a um agente público. O relator do caso, desembargador Marcelo Navarro, identificou a possibilidade de a utilização do site configurar abuso de poder político por parte de Armando e encaminhou cópia dos autos para o corregedor eleitoral, Janduhy Finizola.

Baseado na documentação, o corregedor abriu a AIJE 1155-70 e notificou a Frente Popular para que encaminhasse à Corregedoria a ação inicial, o que foi feito nesta sexta-feira (25). Após receber a documentação, Finizola notificará o petebista para que apresente sua defesa. Entre as possíveis sanções ao abuso de poder político, estão a cassação do registro de candidatura e inelegibilidade.

É um fato grave, que não deve ser encarado como algo corriqueiro. A página do senador no site do Senado é um bem público. Colocar o link de campanha equivale ao uso da máquina, de um prédio ou de equipamentos públicos”, avalia o coordenador jurídico da Frente, Carlos Neves. As informações são da assessoria da Frente Popular. (Foto/divulgação)

TRE de Pernambuco investiga denúncia contra Armando Monteiro por abuso de poder político

  1. João Militão disse:

    E o candidato Paulo Câmara usar o jatinho junto com Eduardo Campos em periodo pre-eleitoral não é uso inapropriado de bem público não?

  2. SÓ PERGUNTANDO disse:

    QUAL É O MAIOR GASTO. UM LINK (SITE) QUE QUALQUER CRIANÇA TEM E NÃO GASTA NADA OU USAR AVIÕES DO GOVERNO DO ESTADO PAGO COM O DINHEIRO DO POVO?

  3. Cecília disse:

    EU só Respondendo! Vcs tem nada a ver com isso? o dinheiro é deles e não do governo! trata-se de avião alugado, vc pagou o que? inchirido!

  4. Carolina Romeira disse:

    Engraçado a pouca informação leva o brasileiro a se apegar no que ler. Alguém aqui sabe qual foi o movimento de jatinho no aeroporto internacional do recife no dia do enterro de Eduardo Campos
    ?? Bom. Mais de 70 jatos de com autoridades pousaram naquele dia registrando um dos maiores movimentos do aeroporto desde sua abertura. Alguém sabe se quem são estes 70 jatos? Procuraram saber como esses políticos compraram estes jatos? User um fiapo de notícia para confundir os eleitores e levá-los a ter sede de justiça desta forma é passar manteiga no nariz do gato dizendo que é leite. PTB jogando sujo. Sinceramente vamos evoluir nossas discussões e ver ao redor ao invés de continuar perguntando ” quem era o dono do avião ? ” …

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *


Últimos Comentários

  1. Srs leitores e população da região Sanfranciscana. Como toda regra tem exceção, dificílimo nos dias de hoje, principalmente a radiofônica…