O tenente coronel do 5 Batalhão da Polícia Militar, Carlos Pereira, afirmou que o aumento do uso de drogas em Petrolina é devido a falta de políticas públicas de saúde para o tratamento do usuário.
“Não temos tratamento adequado para recuperação dos usuários de droga aqui em Petrolina. Temos que encarar o uso de drogas como um problema de saúde e não de polícia. É preciso tratar a questão na raiz, identificar os problemas de comportamento dos usuários, e depois cuidar. A maioria das pessoas chama a polícia quando vê alguém usando drogas. E a policia vai fazer o quê? A gente leva o adolescente para o conselho tutelar, mas eles saem de lá e voltam a se drogar, o nosso sistema é falho”, disse Carlos Pereira a Francisco José, no Programa Opinião de hoje (23).
Ele está certíssimo… afinal, as pessoas se viciam pelo ar, pela água, pela saliva e por espirro. Não existe traficante é tudo vírus e bactéria que infectam e viciam as pessoas!!!!
Para evitar esse tipo de declaração que a Polícia Federal e Rodoviária Federal exige nível superior… esse Tenente Coronel devia ser o imediato de Anamara… isso explicaria tanta besteria que ela fala no BBB 10!!!!
O Coronel está certíssimo!!!
As questões relacionadas ao consumo de substâncias psicoativas estar intrinsecamente ligado aos determinantes socio-econômicos que interferem nas condições de saúde da pupolação. Então, não precisa fazer grandes esforços para pensarmos que: Primeiro, Petrolina tem um dos menores índices de desenvolvimento humano, onde há uma das maiores concentrações de renda no país e onde as condições de saúde da população estão em segundo plano. Nos resta fazer a seguinte conclusão – Aqui o consumo de drogas será sempre muito alto!!! Petrolina naõ possui uma rede integrada de saúde para os usuários de álcool e outras drogas se cuidarem.
O único dispositivo de saúde publica para atender consumidores de substãncias psicoativas é o Centro de Atenção Psicossocial álcool e outras drogas (CAPS ad), localizado no bairro Jardim Paulo Afonso, contudo, segundo o ministério da saúde ele deveria funcionar com Psicólogo, Terapeuta Ocupacional, Assistente Social, Médico generalista, Psiquiatra, Enfermeiro, além de dois técnicos de enfermagem e profissionais ligados a arteterapia como: artesão, prof. de educação física, teatro e um carro para fazer os atendimentos domiciliares. No entanto, o CAPS ad só tem uma psicologa, psiquatra, uma enfermeira e duas técnicas de enfermagem para dar conta da cidade de Petrolina. Falta material para realizar as oficinas terapêuticas, material de secretaria, o serviço deveria funcionar das 8 as 18 horas, porém, só funciona pela manhã até as 11 horas.
Assim, não dá para ter tratamento, reincesção social dos usuários, atendimento em domicílio e estamos muito longe da contrução de uma rede de assistência a estas pessoas, ou seja, Petrolina não tem uma politica e saúde mental.
Concordo que o dependente tem de ser tratado, entretanto o traficante é caso de polícia !
Já denunciei várias vezes, aqui no blog, certos locais onde se encontram aglomeração de usuários e sem tem essa aglomeração é pq tem traficante por perto , e a PM não fez nada. Postei os lugares e fiquei observando durante certo tempo E NÃO APARECEU UM ÚNICO PM .
Senhor Comandante os locais, mais uma vez, são; MONUMENTO DO TREVO;ACESSO A ORLA ANTIGA (atrás do antigo matadouro) , ESCADA (perto do Barretus) que dá acesso a um monte de algarobas na Orla Nova; Ilha do Fogo (Hj tinha uma viatura da PM por lá e não vi um único drogado andando em direção da Ilha, pq será ?); AVENIDA SÃO FRANCISCO ( PRÓXIMO A FEIRA) ; FEIRA DA COHAB 4, CAMPO DE FUTEBOL DO PARQUE MUNICIPAL.
EM TODOS ESSES LOCAIS É PÚBLICO E NOTÓRIO O TRÁFICO OU CONSUMO A QUALQUER HORA DO DIA, SAIA DO SEU GABINETE E DER UM GIRO E VEJA SE HÁ EXAGEROS DA MINHA PARTE.
A viatura da PM que estava na Ilha do Fogo era da BAHIA .
Acrescenta ai a região próxima a Rodoviária.
DISCORDO DO CORONEL. O CIDADÃO SE DROGA POR QUE QUER, ELE SABE QUE A DROGA É ILÍCITA, QUE CAUSA PREJUÍZOS A ELE E A SOCIEDADE. INFELIZMENTE NO BRASIL, OS TRAFICANTES, OS DROGADOS E OS BANDIDOS ESTÃO SENDO TRANSFORMADOS PELOS PSEUDOS HUMANISTAS-INTELECTUAIS EM VÍTIMAS E COITADINHOS. A VERDADE É QUE ELES NÃO SÃO NENHUM COITADOS, MUITO PELO CONTRÁRIO SÃO FORTES, VIOLENTOS, PERIGOSOS E ETC. NÓS CIDADÃOS E NOSSAS FAMÍLIAS É QUE VIVEMOS COM MEDO, PRESOS DENTRO DE CASA, SIMPLESMENTE, POR QUE ESTÁ TUDO DOMINADO PELOS MAU FEITORES.