Petrolina começa a se preparar para a Campanha de Detecção Precoce do Câncer de Boca, que acontecerá de 1º a 05 de junho em todas as unidades odontológicas do município.
A primeira ação nesse sentido foi dada na última quinta-feira (07) com a capacitação para os cirurgiões dentistas e seus auxiliares da rede municipal, trabalho realizado em parceria com a Associação Brasileira de Odontologia (ABO) e o Conselho Regional de Odontologia (CRO).
De acordo com a coordenadora da saúde bucal em Petrolina, Lúcia Giesta Soares, o câncer de boca representa a nona incidência de casos no país.
Quando o diagnóstico é realizado já em fase avançada da doença, o prognóstico é doloroso, mutilante e caro. E o pior: de caráter apenas paliativo.
Lúcia argumenta que a prevenção do câncer de boca adquire grande relevância em saúde pública, principalmente se for considerado que a abordagem preventiva é perfeitamente compatível com a natureza da doença.
“A boca favorece o fácil acesso visual e, além disso, é possível esclarecer a população sobre a necessidade da eliminação dos fatores de risco fortemente associados ao desenvolvimento do câncer”, explica a coordenadora.
Os fatores de risco que contribuem para o câncer de boca são o fumo, a ingestão crônica de bebidas alcoólicas e exposição prolonga aos raios solares.