A 12ª Semana Nacional da Conciliação em Pernambuco, promovida pelo Conselho Nacional de Justiça (CNJ) com apoio dos tribunais do Brasil, superou a expectativa em números de audiências agendadas, conciliações realizadas e somatório dos valores acordados. Segundo estatísticas do Núcleo Permanente de Métodos Consensuais de Solução de Conflitos (Nupemec) do Tribunal de Justiça de Pernambuco (TJPE), órgão responsável pela organização do evento no Estado, nos cinco dias do esforço concentrado – realizado entre 27 de novembro e 1º de dezembro –, o índice de acordos atingiu a marca de 48% entre as 8.094 audiências realizadas, totalizando 3.902 ações encerradas por meio de conciliação. Os acordos resultaram no valor final de R$ 23.555.144,41.
A semana foi encerrada solenemente, no Hall Monumental do Fórum Desembargador Rodolfo Aureliano, no Recife, pelo coordenador-geral do Nupemec, desembargador Erik Simões. Em sua fala, agradeceu à equipe do Núcleo, à Procuradoria do Estado, a outros órgãos públicos participantes, aos 400 juízes que aderiram à mobilização, aos servidores e ao presidente do TJPE, desembargador Leopoldo Raposo, por ter colocado “o investimento na conciliação como a principal diretriz de sua gestão até por ser um grande estudioso do tema”.
O espetáculo ‘Justiça EnCena’, apresentado pelo grupo de teatro do TJPE Trupe do Faz e Conta, apresentou-se ao final dos discursos das autoridades. Os quatro atores, que são servidores da justiça estadual, foram bastante aplaudidos ao discorrerem sobre a história da instalação do TJPE, em 1822, até sua evolução nos dias atuais. O grupo teatral é dirigido pela atriz, poetisa e relações públicas, lotada na Assessoria de Cerimonial do TJPE, Sônia Bierbarb. Ela homenageou o primeiro diretor do grupo, que voltou às atividades em 2017 após 16 anos, o servidor Sandro Passos, presente no evento. As informações são da assessoria.