Um grupo de deputados lançou ontem (23) a frente parlamentar em defesa do diploma do jornalista. A proposta foi apresentada pela deputada federal Rebecca Garcia (PP-AM).
Quinze deputados baianos assinaram o ato de criação da frente, entre eles os deputados juazeirenses Edson Duarte (PV) e Jorge Khoury (DEM). Os demais que assinaram foram Alice Portugal (PCdoB), Daniel Almeida (PCdoB), Mão Branca (PV), Emiliano José (PT), Félix Mendonça (DEM), Fernando de Fabinho (DEM), Lídice da Mata (PSB), Luiz Bassuma (PT), Luiz Carreira (DEM), Marcos Medrado (PDT), Roberto Britto (PP), Severiano Alves (PDT) e Veloso (PMDB).
Diploma de Jornalista? Achava que eles já tinham diploma? Eu sou Bacharel em Ciência da Computação e tenho diploma! Afinal o que querem os senhores parlamentares? Filtrar a liberdade de expressão. NÃO, NÃO, NÃO vão conseguir, por mais que tentem. Detetizam uma mosca e aparecem outras.
Juazeiro e Petrolina, são provas vivas que não precisa ter diploma para ser um excelente jornalista. Nossa região é um verdadeiro baluarte da comunicação e jornalismo. Temos exemplos de grandes profissionais como RAIMUNDO AMARILDO, ADALBERTO BARBOSA (DADAU), WALTERMARIO PIMENTEL, FARNESIO SILVA, RAMOS FILHO, CLAUDIO FARIAS, WISTON MONTECLARO, MARCOS BASTOS, EDNEVALDO ALVES, ANTONIO PEDRO, GIL DOIDERA, MINEIRINHO, ORLANDÃO, RAMOS FILHO e mais uma dezena, que mal possuem o 2ºgrau, mas que dão um show no jornalismo e na comunicação do vale do são francisco, e são referências e exemplos para os recem formados da UNEB e de outras universidades.
concordo com o Renato.. eu mesmo acabei em me formar e me inspiro em Waltermario e wiston monteclaro
Antes de tecer comentários sobre liberdade de expressão, jornalismo, comunicação e sobre importância do diploma é necessário estudar, pesquisar, se aprofundar no assunto. Tudo isso para não falar, escrever e pensar bobagens.
Eu também conheço ótimos profissinais que trabalham, por exemplo, com computação e não tem formação acadêmica. Mas, por isso, o diploma de tantos outros que buscaram a formação acadêmica não vale nada?
Informação é poder e os meios de comunicação, que são públicos, devem ser geridos com responsabilidade, assim como a profissão de jornalista.
Aliás, existem muitas as moscas que se enganam pelo cheiro dos discursos ne caem em armadilhas.
Comunicar é um direito humano. Produção de informação NÃO!!!! Jornalismo não é brincadeira, é uma profissão seria com peculiaridades inerentes ao fazer jornalístico. Fiquei assustado coma fala de “Renato” no que tange: “…mais uma dezena, que mal possuem o 2ºgrau, mas que dão um show no jornalismo e na comunicação do vale do são francisco…” o problema que o jornalismo NÃO é show e por isso que a comunicação no Vale é isso que vemos…..
Wellington, perceba que Renato foi EXTREMAMENTE IRONICO no comentário dele…