Conhecer e trocar experiências entre famílias agricultoras, agentes de Assistência Técnica e Extensão Rural (ATER), pesquisadores, professores e estudantes com foco na agrobiodiversidade do Semiárido, com destaque para Bancos e Casas de Sementes Comunitárias do Semiárido Nordestino. Esse é o objetivo da 1ª Caravana da Agrobiodiversidade do Semiárido, que teve início ontem(31/07) e prosseguirá até esta sexta-feira (5). A caravana saiu de Petrolina rumo ao Sertão do Pajeú (PE), passará pelo Pólo da Borborema (PB) até o Sertão do Cariri paraibano.
A Caravana é uma iniciativa interinstitucional, promovida pelo Núcleo de Agroecologia do Semiárido da Embrapa Semiárido, por meio da Chamada CNPq/Embrapa Semiárido, em parceria com organizações da sociedade civil outros Núcleos de Agroecologia. São parceiros diretos para realização desse intercâmbio o Instituto Regional da Pequena Agropecuária Apropriada (Irpaa), o Serviços de Assessoria a Organizações Populares Rurais (Sasop), o Centro de Habilitação e Apoio ao Pequeno Agricultor do Araripe (Chapada), a Rede Territorial de Agroecologia do Sertão do São Francisco(PE/BA), a Embrapa Tabuleiros Costeiros, a Embrapa Algodão, a Embrapa Meio Norte, a Embrapa Cocais, a Associação Comunitária Mantedora da Escola Família Agrícola de Sobradinho-BA (Amefas/EFAS), o Núcleo de Pesquisa e Estudos em Agroecologia Sertão Agroecológico da Universidade Federal do Vale do São Francisco (Univasf), o IF Sertão-PE e a Rede de Núcleos de Agroecologia do Nordeste (Renda).
Para a realização das visitas, a Caravana conta com a parceria de organizações que atuam e assessoram as famílias agricultoras e grupos socioprodutivos nos territórios do Sertão do Pajeú-PE, Pólo da Borborema e Sertão do Cariri, como o Centro de Desenvolvimento Agroecológico Sabiá, a Associação de Desenvolvimento Rural Sustentável da Serra da Baixa Verde (ADESSU), a Casa da Mulher do Nordeste (CMN), Agricultura Familiar e Agroecologia (AS-PTA/PB), Rede de Sementes da Paraíba (ASA/PB), Coletivo Regional do Cariri, Seridó e Curimataú (PB) e Programa de Aplicação de Tecnologias Apropriadas (Patac). A Caravana pode ser acompanhada através do Facebook. (Com informações do Sasop)
Quem está bancando essa festa?! Se for a “viúva” eu também quero ir!!!
O agronegócio que eles condenam. Coisa do PT. Querem voltar para a idade media
Temer: demissao para petistas da Embrapa. Chega de farra com nosso dinheiro