Sob tema ‘Caatinga Nossa Raiz: diversidade, saberes e tecnologias sociais’, a Secretaria de Educação, Cultura e Esportes (SEDUCE) da Prefeitura de Petrolina promoverá a partir de amanhã (16) até sexta-feira (18) a 1ª etapa da Semana Municipal de Ciência, Tecnologia e Inovação, que tem o objetivo de fomentar a ciência e incentivar a formação de novos saberes na região da caatinga. A abertura do evento será realizada nessa quarta-feira (16), a partir das 9h, no auditório do IFSertãoPE, e contará com a presença de autoridades e com a palestra do biólogo da Embrapa, Diogo Porto. A Semana também acontecerá na Universidade de Pernambuco (UPE).
Entre as atividades programadas destacam-se as oficinas “À Luz da Ciência”, que abordarão conceitos de química e física de forma lúdica e interativa; e a “Pintura da Flora Nativa da Caatinga”, onde os estudantes poderão explorar a biodiversidade local. A atividade promete ser uma imersão artística e educativa, incentivando a valorização do patrimônio natural local.
Os amantes da gastronomia também encontrarão seu espaço, com oficina dedicada à “Geleia de Frutas da Caatinga”. Essas atividades não só ensinam técnicas culinárias, mas também promovem o uso de ingredientes nativos, destacando a riqueza da biodiversidade e suas potencialidades.
A construção e lançamento de foguetes será uma das experiências mais emocionantes do evento. Os participantes aprenderão sobre princípios de aerodinâmica e engenharia, criando seus próprios foguetes e vivenciando a emoção do lançamento. A Secretaria de Educação destaca que o evento vai promover a ciência de forma acessível e divertida, estimulando o interesse dos jovens pela pesquisa e pela inovação, além de proporcionar uma experiência educativa, incentivando-os a desenvolver projetos que possam beneficiar a comunidade e preservar a cultura local. A expectativa é atrair estudantes e professores. O evento promete ser um marco no calendário educativo de Petrolina. A 2ª etapa será entre 5 e 8 de novembro.