A 1ª Mostra de Arte do Centro de Atenção Psicossocial Infanto Juvenil (CAPS-IJ) do Vale do São Francisco mobilizou o Parque Josepha Coelho nesta sexta-feira (24). Coordenado pela Secretaria Municipal de Saúde (SMS), o evento contou com produções artísticas feitas por pacientes e foi realizado em parceria com os Centros de Atenção Psicossocial Infanto Juvenil de Petrolina (PE) e Juazeiro (BA). Com o tema “Tecendo saúde com arte”, a mostra buscou destacar a importância da arte no cuidado com a saúde mental de crianças e adolescentes.
A iniciativa teve um papel significativo na promoção da saúde mental entre os jovens pacientes do CAPS-IJ. A arte, como ferramenta terapêutica, oferece uma forma de expressão para emoções e pensamentos, contribuindo para o desenvolvimento emocional e psicológico dos participantes. Além disso, a presença e o envolvimento familiar também são fundamentais no processo de recuperação e manutenção da saúde mental, oferecendo suporte emocional e contribuindo para a continuidade do cuidado fora do ambiente terapêutico.
Para a autônoma Meiriane Gomes da Silva, mãe de um paciente assistido pelo CAPS-IJ de Petrolina, contar com o equipamento no processo de recuperação e manutenção da saúde mental, é fundamental. “É gratificante porque vemos o desenvolvimento e a melhora na criança, não é um atendimento qualquer, é de acolhimento e de assistência total. Meu filho participou de pintura em tela com dois amiguinhos e me apresentou a obra todo entusiasmado, então, é gratificante demais. Esse evento de hoje é importante também porque os pacientes não ficam somente naquele ambiente do CAPS, eles saem, interagem bastante, e é um momento de lazer para eles“, destacou.
O evento ainda fez alusão à campanha “Faça Bonito”, que combate a exploração sexual de crianças e adolescentes, e também ao mês da luta antimanicomial.