A cidade de Juazeiro sediará em junho deste ano – entre os dias 6 e 9 – o 1º Simpósio da Bacia Hidrográfica do Rio São Francisco. Promovido pelo comitê da bacia (CBHSF), o evento acontecerá em parceria com a Universidade Federal do Vale do São Francisco (Univasf) e tem o objetivo de reunir pesquisadores e acadêmicos de todo o país para apresentação de estudos que contemplem a maior bacia genuinamente brasileira, hoje debilitada pela forte degradação ambiental.
Nesse sentido as discussões obedecerão a cinco eixos temáticos: governança; qualidade da água; quantidade da água; degradação/recuperação ambiental; e dimensão social.
Durante o simpósio estão previstas palestras, mesas redondas, apresentação de trabalhos, sessões de debates e manifestações culturais acerca do Velho Chico. Atualmente, oito universidades federais, todas com atuação na bacia, já integram o Fórum Permanente de Pesquisadores da Bacia Hidrográfica do Rio São Francisco, criado para organização do evento.
Ainda neste mês serão encaminhadas as instruções para envios de trabalhos a serem analisados pela comissão técnica do simpósio. Em breve também serão abertas as inscrições para os participantes e anunciada a grade completa de programação, com os horários, mesas redondas e palestrantes convidados. As informações são do CBHSF.
Essa mensagem fotográfica revela a qualidade da imprensa a dedicacao dos políticos e a inércia da grande massa da população, todos veem e nada fazem, reunião, simpósios, seminário, são apenas formas de descasos com o Rio e protelação, sanear, dragar, recuperar mata ciliar e ao entorno, e quem sabe integrar bacias. O resto é nada vezes nada….
Sempre a mesma conversa mole,todas as autoridades já sabem o que se passa,queremos ação,conversa mole só enche barriga de políticos, não do povo basta.