O sonho da água tratada está cada vez mais perto de virar uma realidade para as comunidades do Perímetro de Irrigação Maria Tereza (KM-22 e KM-25). Com as obras em ritmo acelerado e a mobilização das equipes, a estrutura do primeiro sistema de abastecimento já começou a ganhar forma. Por meio de convênio firmado entre a Prefeitura de Petrolina e a Fundação Nacional de Saúde (Funasa), estão sendo investidos mais de R$ 5 milhões na execução do projeto.
De acordo com a Secretaria de Infraestrutura e Mobilidade (Seinfra), no momento estão sendo feitos os serviços de implantação do reservatório elevado, além da instalação da tubulação e preparativos para concretagem de parte da estrutura. A obra foi projetada para captar, tratar e conduzir a água por meio de tubulações para consumo doméstico, serviços públicos e outras atividades.
Para isso, a estrutura será composta pela automação do sistema, bombeamento de água, adutora para o KM-25, reservatório elevado e nova rede de distribuição. O secretário de Infraestrutura e Mobilidade, Fred Machado, ressalta os benefícios que esse investimento trará.
“Essa obra tem um significado especial para a gestão do prefeito Simão Durando. A chegada da água tratada vai impactar na melhoria de diversos aspectos daquelas comunidades, a exemplo da saúde e economia. A estimativa é contemplar 4 mil famílias com o sistema de abastecimento. Isso vai representar mais dignidade e desenvolvimento para o KM 22 e 25, e demais comunidades assistidas“, pontua. A implantação do sistema está sendo executada pela Seinfra e Secretaria de Agricultura (Seagri).
For esperar pela Compesa ou pelo governo do estado, cansa! Investimento em Petrolina só vem de Brasília. Dinheiro azul e branco é difícil aparecer por aqui. O pior é a prefeitura fazer a obra, com apoio da Funasa, e depois passar de mão beijada para a famigerada empresa de água e saneamento.