O 2° Simpósio do Bioma Caatinga (Sibic), que acontecerá de 30 de julho a 3 de agosto deste ano no Complexo Multieventos da Universidade Federal do Vale do São Francisco, em Juazeiro (BA), está com inscrições abertas para submissão de trabalhos. Esse prazo vai até o próximo dia 30/04. Já as inscrições para participantes têm valor promocional até 15/05.
Produtores, estudantes, técnicos, pesquisadores, gestores públicos, empresários, empreendedores e todos que tenham alguma ligação com a Caatinga e seus recursos naturais são o público alvo do simpósio, que busca consolidar um espaço de discussão sobre o bioma, bem como apresentar experiências exitosas de conservação e uso sustentável dos recursos naturais.
Para o pesquisador da Embrapa Semiárido e um dos organizadores do Sibic, Diogo Denardi Porto, o evento é uma oportunidade para pessoas de várias áreas se encontrarem e discutirem de forma racional e sustentável os recursos em prol do desenvolvimento socioeconômico da região.
Os trabalhos serão aceitos nas modalidades de resumo e relato de experiência. Cada primeiro autor pode submeter até dois trabalhos, sem limite de participação em coautoria. A submissão dos trabalhos, bem como as inscrições para participar do evento, podem ser realizadas online no site do simpósio. O valor promocional da taxa de inscrição varia de R$ 50,00 a R$ 70,00, de acordo com a categoria.
Em conjunto com o 2° Sibic, também será realizado o 6º Workshop de Sementes e Mudas da Caatinga, que compõe a agenda de eventos da Embrapa Semiárido, em parceria da Rede de Sementes Florestais da Caatinga (RSFC) e Associação Brasileira de Tecnologia de Sementes (Abrates). Nesta edição, abordará temas como a produção de sementes da Caatinga como alternativa econômica e pesquisas com sementes e mudas da Caatinga, desde o banco de sementes até às mudanças climáticas.
Realização
O evento é realizado pela Embrapa Semiárido a cada dois anos, e nesta edição conta com a parceria da Univasf e Universidade do Estado da Bahia (Uneb). Tem, ainda, o apoio do Instituto de Educação, Ciência e Tecnologia do Sertão Pernambucano (IF Sertão-PE), Companhia Hidroelétrica do São Francisco (Chesf), Companhia de Desenvolvimento dos Vales do São Francisco e do Parnaíba (Codevasf), Organização das Nações Unidas para Alimentação e Agricultura (FAO), Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae) e Instituto Regional da Pequena Agropecuária Apropriada (Irpaa). As informações são da assessoria da Embrapa. (Foto/reprodução)