Como parte da vasta programação do 20º Congresso de Ciências da Comunicação (Intercom) da Região Nordeste, que este ano está sendo sediado em Juazeiro (BA), nos campi da Universidade do Estado da Bahia (Uneb) e Federal do Vale do São Francisco (Univasf), além de debates sobre mídia e sertões, educomunicação, desigualdades de gênero, empreendedorismo e jornalismo (entre outros temas), um dos destaques será o lançamento de livros nesta sexta-feira (6). O evento acontecerá a partir das 17h30, no hall da biblioteca localizada no Departamento de Tecnologia e Ciências Sociais (DTCS).
Entre os títulos a serem lançados estão “Cenas da Comunicação do Território do Sisal”, assinado pelos professores e pesquisadores Vilbégina Monteiro dos Santos e Moisés Viana dos Santos (organizadores da publicação). Lançado este ano pela Editora Criativa: Comércio e Serviços, o livro é uma coletânea que marca a comemoração dos 10 anos do Curso de Comunicação Social/Rádio e TV, da Uneb, com objetivo de apresentar as pesquisas sobre a comunicação no Território do Sisal, realizadas pelos discentes no âmbito dos seus trabalhos de conclusão de curso.
Da mesma editora, “Cenários e Pesquisas do curso de Comunicação da Uneb/Campus XIV”, organizado pelos autores Rosane Vieira de Jesus, Marcos Botelho e Nataline Cerqueira (orgs.), também será lançado. A edição dos textos desta coletânea tem o objetivo, além de sua marca comemorativa, escoar parte das pesquisas desenvolvidas por docentes do Curso de Comunicação Social/Rádio e TV, da Uneb.
Professora e pesquisadora do curso de Jornalismo em Multimeios da Uneb (Campus Juazeiro), a jornalista Fabíola Moura também estará autografando sua recente publicação “O Sertão que a TV não vê: o Jornalismo Contextualizado com o Semiárido Brasileiro”. Segundo a autora, o livro propõe uma outra reflexão sobre a forma de se enxergar o semiárido além daquela que já se convencionou enxergar.
“Ecologia Mística” (Editora Sabeh) é o quarto livro, lançado na programação do Intercom, assinado pelo professor do DCH-III da Uneb, João José Borges. O autor, que é yogue, propõe realizar um percurso reflexivo sobre um conceito centralizador de seu trabalho de pesquisa. As informações são do núcleo da assessoria de comunicação da Uneb.