Aguardado com muita expectativa em Juazeiro (BA), o 25º Festival Edésio Santos da Canção (FESC) entrou em contagem regressiva. O evento começará em menos de uma semana, na próxima quarta (20), e prossegue até sexta-feira (22), no Centro de Cultura João Gilberto.
A programação será em três noites, com fases divididas em duas etapas eliminatórias e a grande a final. “O Festival nessa edição tem um diferencial, pois marca os 25 anos do evento, que já premiou e oportunizou a carreira de muitos músicos locais. Essa manifestação democrática cultural é muito importante, porque além de valorizar os músicos e as nossas raízes, oportuniza a movimentação da economia local“, enfatizou o coordenador de Projetos Culturais da Secretaria de Cultura, Turismo e Esporte (Seculte) da prefeitura, Edvaldo Franciolli.
Nessa edição, a Seculte recebeu 156 músicas e destas 24 foram selecionadas. A comissão foi formada por uma equipe de maestros e músicos que selecionaram as canções, obedecendo aos critérios como melodia, ritmo, letra e originalidade literária. Todos os itens estabelecidos pelo edital.
Homenagem póstuma
Além de muita música, a 25ª edição vai contar com uma homenagem à professora e historiadora Maria Isabel Figueredo Pontes, a saudosa Bebela, pela sua importante contribuição nas diversas esferas da cultura de Juazeiro. Bebela faleceu em setembro deste ano, aos 94 anos.