Em Salgueiro, mulheres têm exames preventivos contra câncer de colo de útero e patologias da mama

por Carlos Britto // 16 de setembro de 2013 às 15:00

mulheres salgueiro examesO último final de semana em Salgueiro (PE), no Sertão Central, foi marcado por uma ação preventiva de saúde que mobilizou as mulheres do município. Tendo como foco o combate ao câncer de colo de útero e patologias da mama, a Secretaria Municipal de Saúde disponibilizou vários serviços, realizados na Policlínica.

Mais de 80 mulheres da cidade (a maioria na faixa etária a partir de 40 anos), atenderam ao chamado, submetendo-se a exames como Papanicolau. Elas participaram também de uma série de atividades educativas oferecidas pelo Núcleo de Apoio à Saúde da Família (NASF). Uma das metas foi atender, principalmente, o público feminino que trabalha durante a semana e não consegue ir ao posto de saúde do bairro para fazer o seu preventivo.

Durante o evento, as pacientes voluntárias preencheram uma guia de encaminhamento para marcar a mamografia na unidade de saúde do bairro em que mora. Uma das primeiras a chegar à Policlínica foi a doméstica Lúcia Filgueira Santos, 28 anos.

“Faço duas vezes por ano, mas nunca ligava, pegava o resultado e nem abria para ver o que tinha dado. Ano passado fiz mais uma vez o exame e quando o resultado chegou a agente de saúde disse que eu tinha que procurar o médico. Fiquei assustada, marquei a consulta, fiz a colposcopia e a biopsia, e hoje estou mais responsável com a minha saúde”, disse Lúcia, incentivando outras mulheres a tomarem a mesma atitude.

Resultado

De acordo com diretor de vigilância e saúde do município, Emanuel Leite, a campanha foi concretizada e atendeu às expectativas no sentido de aumentar a cobertura do preventivo do câncer do colo do útero e mamografia para o público que compareceu ao evento. “Essa ação foi muito importante para fazermos um diagnóstico precoce, ao mesmo tempo um rastreamento das mulheres, tendo em vista que o câncer de colo do útero e de mama são doenças silenciosas. Assim, é fundamental fazer um diagnóstico precoce para evitar danos futuros”, destacou. (Foto: Assessoria/divulgação)

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *


Últimos Comentários