2º ‘Abacate Day’ destaca potencialidades da fruta no Vale do São Francisco

por Carlos Britto // 22 de agosto de 2024 às 19:28

Foto: CLAS Mk/divulgação

Com produção média anual de 12.500 toneladas em uma área de 500 hectares, o cultivo do abacate está em expansão no Vale do São Francisco. Para auxiliar produtores e interessados em ampliar os horizontes da fruta, o Sebrae/PE, em parceria com o Sindicato dos Produtores Rurais de Petrolina (SPR), realizou nesta quinta-feira (22), no auditório do Senai, a segunda edição do ‘Abacate Day’.

O seminário, que reuniu um público de 306 pessoas, começou às 8h, com o presidente da Associação Abacates do Brasil (AAB), Adilson Luis Penariol, apresentando um panorama da produção da fruta no Brasil e visão de mercado. “O mercado de consumo de abacates apresenta um aumento crescente, ano a ano, e a produção tem acompanhado essa demanda. O Vale do São Francisco pode se posicionar como um importante produtor e comercializador da fruta, principalmente nos mercados do Norte e Nordeste para os abacates tropicais e para o avocado, o preferido do mercado internacional, ainda estamos em busca de muitas respostas”, detalha.

Com uma programação que se estendeu até o final da tarde, o público pôde conferir ainda informações atualizadas sobre manejos culturais, produção sustentável, pesquisas, solo, bioestimulação e novas tecnologias na produção de mudas de abacate e avocado.

O presidente do Sindicato dos Produtores Rurais de Petrolina (SPR),Jailson Lira (foto), destacou a importância da iniciativa, evidenciando a perspectiva de um futuro promissor para os abacateiros regionais. “O nosso Sindicato vem prospectando a introdução de novas culturas para o Vale do São Francisco com o objetivo de diversificar a produção e oportunizar aos produtores a ampliação de mercados, tecnologias de produção e capacidade produtiva”, ressaltou.

Motivação

Para o produtor Kenard Brandão, o Abacate Day foi uma experiência bastante motivadora. Com uma área implantada de 10 hectares de abacate tropical no município de Orocó (PE), Sertão do São Francisco, ele revelou que pretende ampliar a produção no ano que vem com a implantação também do avocado da variedade Hass para exportação. “Tivemos uma oportunidade bastante proveitosa para a diversificação da agricultura em nossa região, através de trocas de experiências e conhecimentos”. No enceramento do evento, a gerente da Unidade do Sertão do São Francisco do Sebrae Pernambuco, Mara Almeida, agradeceu a presença de todos pela participação para o desenvolvimento da cadeia produtiva do abacate. “Tivemos nossos objetivos alcançados com o aprimoramento do conhecimento técnico dos empreendedores rurais e pela valorização e divulgação dessa importante e promissora cadeia produtiva”, pontuou.

2º ‘Abacate Day’ destaca potencialidades da fruta no Vale do São Francisco

  1. O Brasil é mesmo o celeiro do mundo, e a cada tempo novas regiões produtivas são reveladas.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *


Últimos Comentários