Já está quase tudo pronto para o 2º Congresso Brasileiro Saúde em Libras, que acontecerá de 30 de novembro a 2 de dezembro no Complexo Multieventos da Universidade Federal do Vale do São Francisco (Univasf), em Juazeiro (BA). O evento é organizado pelo Núcleo de Acessibilidade e Inclusão (NAI) com o objetivo de divulgar e consolidar a perspectiva de atuação profissional Saúde em Libras, que é voltada a atender a especificidade linguística da comunidade surda, principalmente na área da saúde. O congresso, que tem como tema “Libras em Toda Sociedade”, está aberto à participação de todos os interessados. As inscrições seguem abertas pelo site do evento.
O congresso discutirá questões relativas à saúde da pessoa surda, nos âmbitos físico, mental e social, contribuindo também para fomentar a cultura surda e a Língua Brasileira de Sinais (Libras). “São mais de 10 milhões de pessoas surdas no país, segundo censo de 2010. Os profissionais de saúde, do comércio, precisam saber Libras. Os surdos só usam a língua de sinais. Eles trabalham, estudam, consomem, são cidadãos, pagam impostos, fazem tudo. Esse congresso vai ser o primeiro na perspectiva de crianças, ou seja, os pais podem levar os filhos pequenos também”, explicou Getro Reis (foto), tradutor e intérprete de Libras do NAI da Univasf.
A programação terá palestras, rodas de conversas, minicursos e apresentação de trabalhos acadêmicos. A programação completa está disponível no site do evento.
Perspectiva
Com expectativa de mais de 800 congressistas, o Saúde em Libras 2023 pretende reunir comunidades surdas, familiares, pesquisadores, professores, estudantes, intérpretes e pessoas ligadas ao comércio e o setor de serviços para discutir a urgência da inserção de Libras na sociedade.
“Teremos muito palestrantes surdos, renomados, doutores, pesquisadores. Haverá tradução para Libras. O evento é totalmente acessível”, ressaltou Getro Reis. “Teremos palestrantes de todos os estados do Brasil e uma da Espanha. Estamos aguardando também representantes do Ministério da Saúde e outras autoridades federais”, concluiu.
O evento contará também com o Espaço Acessurdo, que terá estandes do Centro de Informação sobre Medicamentos (CIM) da Univasf, de xadrez inclusivo, primeiros socorros e a Feira Sertão, além do Espaço Libras Kids, com brinquedos infláveis, tendas, materiais para oficinas e brincadeiras envolvendo a Libras. É necessária a inscrição prévia da criança que irá participar do evento. Mais informações no site do evento.
Panfletagem em Petrolina
Neste sábado (25), acontecerá uma panfletagem na área do comércio no centro de Petrolina, para chamar atenção das pessoas sobre essa temática da pessoa surda, além de divulgar o congresso. O grupo vai sair da sede da Univasf por volta das 8h e, depois, acontecerá uma concentração no semáforo da Prefeitura, na Avenida Guararapes, e próximo ao Bambuzinho.