O Hospital Dom Malan (HDM) de Petrolina, por meio do Banco de Incentivo e Apoio ao Aleitamento Materno (Biama), abre nesta quinta-feira (1 de agosto) o 2º Simpósio de Aleitamento Materno. Este ano o tema central tem como proposta mobilizar a sociedade para melhorar o apoio à amamentação para todos e, assim, não permitir que as desigualdades ou falta de acesso ao apoio à amamentação.
O evento, que continua na sexta-feira (2 de agosto), acontece das 8h às 17h, no Auditório da Biblioteca da Univasf, e inclui palestras, minicursos e o tradicional ‘mamaço’ promovido pelo Biama, com mães que são assistidas pelo Banco de Leite Humano com várias mães amamentando seus bebês. Entre os palestrantes estão a enfermeira do Instituto Fernandes Filgueira, Nina Aurora Mello, que vai abordar a ‘Maternidade Amiga da Criança: um desafio de inclusão de todas as famílias na promoção ao aleitamento materno’, e a coordenadora estadual da rede de bancos de leite humano, Vilneide Maria dos Santos, que irá abordar alimentação de prematuros.
“O Simpósio surgiu no ano passado com o objetivo de reunir profissionais de saúde, pesquisadores e acadêmicos interessados em discutir e compartilhar conhecimentos atualizados, práticas bem-sucedidas, pesquisas científicas e desafios relacionados à amamentação, visando à melhoria da saúde materno-infantil e o fortalecimento do aleitamento materno“, ressaltou a gerente do Biama, a enfermeira Joice Fonseca.
Estudantes e profissionais de saúde podem se inscrever através do link. A Semana de Aleitamento Materno segue no HDM/Ismep até o dia 6 de agosto, com distribuição de laços dourados, símbolo do agosto dourado, com exposição e com o tradicional “Forró do Peito”, no Espaço de Convivência do HDM.