A 3ª Superintendência Regional (SR) Codevasf esclareceu sobre os problemas de falta d’água no Assentamento Terras da Liberdade, em Petrolina, criticada pelo comunitário Claudemir Batista Tavares, ontem (8) neste Blog.
Por meio de nota da assessoria, o órgão federal ressaltou que uma equipe técnica esteve no assentamento, e constatou que a responsabilidade é do governo do estado.
“Conforme foto de placa anexa, o responsável atual pela implantação da melhoria e ampliação do Sistema de Abastecimento de Água do assentamento é o Governo de Pernambuco”, diz a nota.
Britto, as pessoas estão distorcendo o papel da Codevasf na região, e exigindo coisas que não são de sua competência. Acredito que a empresa pública federal funcione como um aporte a projetos que visem ao desenvolvimento e a melhoria da vida da população, porém, estão esperando que eles arquem com 100% de todas as demandas que envolvem água, saneamento (que é algo relativamente novo) e manutenção de estradas.
Esta imagem já diz tudo, pois não há nela nenhuma identificação da empresa na obra mencionada pelo assentado, então por que cobrar de quem não tem responsabilidade com o serviço mal executado?
Percebe-se, também, que quase sempre quando a Codevasf implementa um projeto numa comunidade, aparece algum empreendimento imobiliário nas redondezas, querendo usufruir da obra para alavancar as suas vendas, e isso, geralmente, satura a oferta do serviço implantado.
Os poderes públicos estadual e federal tem de orquestrar as ações para atinjam um público maior; unindo as forças para melhor servir, e assumindo as responsabilidades, quando algo não sair a contento.