Na manhã de hoje (13), o 3º BPM divulgou o balanço das ações efetivas do ano passado. No ano de 2009, em comparação com 2008, foi constatada uma diminuição significativa em todos os indicadores de violência, especialmente nas ocorrências de maior incidência.
O Batalhão Sertanejo executou 296 prisões em flagrante; 845 conduções à Delegacia de Polícia; 86 apreensões de armas de fogo, com consequente prisão em flagrante; 13 armas brancas; atendeu a 332 acidentes com vítima e 646 sem vítima e executou 1090 notificações por infrações de trânsito.
Na parte das operações policiais militares, incluídas as Operações Ano Novo, Divisa, Munzuá, Cavalo de Aço, Impacto Rural, Impacto Norte, Operação “ADM”, Operação de Combate a Transporte Clandestino e as abordagens diárias, foram contabilizados: 14.472 pessoas abordadas; 9.941 veículos abordados; 72 veículos apreendidos; além de grande quantidade de drogas, entre crack, cocaína, maconha e outros objetos de crime, apreendidos em poder de meliantes.
De acordo com o 3º BP, o apoio das Polícia Civil, Polícia Federal, Polícia Rodoviária Federal e dos demais parceiros e a orientação segura do Comando de Policiamento Regional Norte foram muitos importantes.
Britto, só não entendi porque o deputado estadual Misael Neto alardeou que 40 comunitários o procurou EM SALVADOR (VIAJARAM PARA SALVADOR), para tentarem um encontro com o secretário de segurança pública da Bahia para reclamar da falta de segurança em Juazeiro. Taí, no seu POST o 3o BPM comemorando a diminuição das ocorrências.
Tem certas coisas que não comprendemos, que conclusão podemos tirar?
Meu caro Carlos Britto,
a propósito do comentário do amigo Luis, é importante relembrar a pesquisa divulgada o ano passado(em âmbito nacional), em a qual Juazeiro desceu, para nossa alegria para o 55º lugar entre as cidades mais violentas do país. Você lembra que Juazeiro e Petrolina, estiveram, por muito tempo, entre as dez mais. Pelo trabalho que as Polícias e os parceiros fizeram em 2009, a pesquisa deste ano irá demonstrar um quadro ainda melhor que o ano passado. Quanto aos comunitários, creio que o objetivo deles é nos ajudar para que possamos otimizar as condições de trabalho. Um abraço Santiago – Ten Cel Comandante do 3º BPM