Nesta quinta-feira (8), às 19h, a Casa dos Conselhos em Juazeiro (BA) sediará a 4ª Roda de Conversa com Mulheres de Terreiro, abordando a legalização e a obtenção de CNPJ para os terreiros da cidade. O evento também tratará da filiação à Federação Nacional do Culto Afro Brasileiro (Fenacab) e do novo edital da Secretaria do Desenvolvimento Social, Mulher e Diversidade (SEDES), destinado à titulação dos terreiros.
A reunião, que será realizada na Rua Barão de Rio Branco, repetirá a pauta anterior para garantir a participação de um número significativo de representantes. Uma pesquisa realizada por Márcia Guena e Céres Santos identificou quase 40 terreiros na cidade. A legalização desses espaços religiosos é essencial para garantir direitos como aposentadoria e acesso a recursos públicos.
Andrey Cruz, responsável pelas políticas públicas da diversidade, participará do encontro para discutir o edital em fase de elaboração, que beneficiará os 10 terreiros mais antigos. Os demais receberão assessoria jurídica do escritório do professor e advogado Mário Leone.
A mediação será feita pela professora Céres Santos, coordenadora do projeto de extensão do DCH III da Uneb, em parceria com o Conselho Municipal de Promoção da Igualdade Racial (COMPIR). O projeto visa a organizar localmente e assessorar a comunicação do movimento em Juazeiro.