Uauá, no Norte da Bahia, entrou em contagem regressiva para a 5ª edição da Festa Literária de Uauá (FLIU), que acontecerá de quinta (14) a sábado (16). Conhecido por promover a riqueza literária e cultural da região, o evento irá homenagear o icônico escritor Ariano Suassuna, reunindo nomes de destaque da literatura brasileira e internacional e reafirmando seu compromisso com a diversidade e o fortalecimento da expressão cultural do Sertão.
Abrindo o festival, oficinas e atividades em escolas locais fomentam o gosto pela leitura e pela escrita, com destaque para o lançamento de um livro de Cordel e Poesia, produzido por alunos do projeto Edu Cordel. Outra obra especial será lançada: um livro escrito e ilustrado por um aluno autista, fruto de um trabalho inclusivo que evidencia o impacto do FLIU na formação de novos talentos literários.
A FLIU 2024 terá a participação do escritor moçambicano José Eduardo Agualusa, que integrará uma mesa ao lado de Gil Vicente Tavares, com mediação do jornalista Renato Cordeiro. O encontro promete trazer uma visão enriquecedora sobre literatura e identidade cultural. O festival também oferece mesas literárias, shows e apresentações infantis na Praça São João Batista, um dos locais que abrigarão as atividades do evento.
Ao longo dos três dias, a FLIU oferece uma programação diversificada, incluindo a Fliuzinha, voltada para o público infantil, com contação de histórias, teatro e atividades lúdicas. Na abertura oficial, no dia 14, a Câmara de Vereadores recebe uma mesa inaugural e uma exposição do xilogravurista J. Borges.
No palco principal, shows de Maciel Melo e Claudio Barris são alguns dos destaques. Na sexta (15), autores como Siba e Antônio Marinho participarão de mesas literárias e discussões. Encerrando o evento, no sábado, o público poderá desfrutar de apresentações musicais de Jéssica Caitano, Pedro Pondé, Rennan Mendes e Nilton Freitas, além da peça o Auto da Compadecida. A FLIU tem o apoio do Governo da Bahia, Fundação Pedro Calmon, Secretaria de Educação, Prefeitura Municipal de Uauá, deputado Zó e IRPAA.
Homenagem
Neste ano, o evento faz uma merecida reverência ao paraibano Ariano Suassuna, autor de obras memoráveis como “O Auto da Compadecida” e “A Pedra do Reino”. Suassuna é um dos maiores expoentes da literatura brasileira, fundador do Movimento Armorial, conhecido por valorizar a cultura nordestina e enriquecer o nosso patrimônio cultural. A programação completa do evento pode ser conferida no link do Blog.