Uma iniciativa do 5º Batalhão de Polícia Militar (BPM) implementada no dia de ontem (8) deve garantir uma maior tranquilidade à comunidade escolar nos estabelecimentos de ensino de Petrolina, Afrânio e Dormentes (ambas no Sertão do São Francisco), de abrangência da corporação.
Trata-se do programa ‘Escola Segura’, que faz parte de uma diretriz do Comando Geral da Polícia Militar de Pernambuco (PMPE) com vistas a evitar casos de violência nas escolas do estado.
“A escola deve ser dotada de tranquilidade e segurança suficientes para que o aluno possa estar em um ambiente propício ao aprendizado” destacou o tenente-coronel Isaac Pereira Guerra, Comandante do 5º BPM.
Segundo ele, essas características são também fundamentais a um ensino de qualidade. “Assim, o programa resulta em mais uma ação preventiva que traz frutos, diretos e indiretos, a curto, médio e longo prazo”, ressaltou.
Resultado
Dentro dessa filosofia, ainda ontem foi registrado o primeiro resultado positivo do programa. Graças a uma rápida intervenção policial, a vida de um aluno em uma escola pública localizada no N-1 do Perímetro Senador Nilo Coelho foi preservada, quando um outro aluno tentava golpeá-lo com uma faca. Após ser informada pela central de operações, a equipe do 5º BPM chegou no momento exato da agressão, evitando o pior. Todos os envolvidos, juntamente com os respectivos responsáveis, foram conduzidos e apresentados na Delegacia de Polícia Civil (DPC).