Para tratar da aplicação da lei 2.983 que institui o Estatuto da Igualdade Racial e de Combate ao Racismo Religioso, aprovada em 2020 pela Câmara de Vereadores de Juazeiro (BA), o Conselho Municipal de Promoção da Igualdade Racial (COMPIR) promoverá o 5º Fórum da Igualdade Racial no município. O evento será presencial e acontecerá nesta sexta-feira (11), a partir das 14h, no auditório de Multimídia do DCHIII- da Universidade Estadual da Bahia (Uneb).
O foco principal do evento é a busca de mecanismo para a efetiva aplicação do Estatuto Racial. Mas outros temas associados ao estatuto também serão discutidos, a exemplo da Lei 10.639 – que trata da cultura afro-brasileira, indígena e africana na educação brasileira, titulação das comunidades quilombolas e racismo religioso.
No Fórum haverá apresentações artísticas e culturais que falam da história do povo negro juazeirense que, segundo o IBGE, representa mais de 70% dos habitantes da cidade. Interessados em participar podem ser inscrever por meio do link.