O 5º Batalhão de Polícia Militar de Pernambuco, sediado em Petrolina, promoveu no último sábado (25) um minicurso sobre ofidismo que teve o objetivo de levar a conhecimento da comunidade as serpentes mais comuns da região, indicando suas características e diferenciações entre as peçonhentas (venenosas) e não peçonhentas.
Também foi mostrado ao público a utilização do veneno das cobras na produção de soros e medicamentos. Para se ter uma ideia, apenas um quarto das cobras existentes possuem a toxina (veneno) e dentre as sete mil mordidas de serpente registradas por ano na América, apenas 15% das vítimas vão a óbito.
O minicurso também serviu para orientar as pessoas no caso de como proceder quando forem vítimas de alguma serpente peçonhenta, pois a forma correta de agir, dependendo da serpente, pode ajudar a salvar a vida da vítima. O responsável pelo minicurso foi o integrante da Companhia Independente de Operações na Caatinga (Ciosac), PM Benjamin da Silva Santana, um especialista no assunto pela Universidade Federal de Pernambuco.
Além dos policiais militares, comunitários e estudantes de bairros próximos ao batalhão participaram do evento.
Parabéns aos nossos engajados policiais militares que fazem com que nosso estado tenha o mínimo de condições de tranqüilidade aceitável para se viver, em especial parabenizar ao soldado Benjamim Santana por dividir suas experiência com as outras pessoas, proporcionando conhecimento a população.