Na noite da última quarta-feira (17) aconteceu uma reunião no Auditório Florêncio de Barros, no Centro de Convenções de Petrolina, objetivando alinhar as ações da reativação do projeto “PM Amigo do Bairro”.
O projeto tem a finalidade de implementar medidas que venham aproximar ainda mais a Polícia Militar das comunidades. Policiais Militares possuidores do perfil para desempenhar a atividade, foram indicados para serem os elos entre as Lideranças Comunitárias e o Comando do Batalhão.
O Policial Militar amigo do bairro será responsável pela realização de reuniões mensais com as comunidades da localidade a que atende, ouvindo os seus anseios no que se refere ao serviço de segurança pública. Além disso, o PM mapeará o bairro, indicando pontos de venda de bebidas alcoólicas a menores, de prostituição e da prática de outros delitos. Também serão desenvolvidos trabalhos preventivos, através da realização de palestras com temas relacionados ao consumo de drogas, álcool, violência sexual e lei Maria da Penha.
Há cerca três anos, projeto semelhante havia sido implantado no município e levava o nome de “Padrinho do Bairro”. Com o passar do tempo, mudanças aconteceram na sociedade e na sua forma de pensar, requerendo que o projeto fosse reestruturado e adaptado à nova realidade, inclusive, passou a ter uma nova denominação: “Amigo do Bairro”.
A idéia é excelente. Espero que funcione.
A Policia Militar de Petrolina, obrigado por terem enriquecido aos nossos eventos de união com a fidelidade da vossa presença, aceitem os nossos agradecimentos pela vossa presença, e ao Coronel Carlos que “Além de conduzir os seus comandados de maneira responsável, busca sempre fazer com que todos cumpram com o seu dever. A missão especial do 5º BPM, que é de evitar, que o pior possa acontecer.
Eu Presidente do Bairro Quati II, venho em nome de nossa comunidade agradecer
Pela presença da policia militar em nossas ruas e eventos, tranqüilizando a nossa comunidade e evitando ocorrências.
Ass. Leide Gomes.
Com o Projeto padrinho do bairro não continuar, esperamos que o Projeto Amigo do bairro dê certo. Se o policial que vai fazer a parceria com as Lideranças, conseguir realizar as reuniões mensal, pode até dar um resultado satisfatório, desde que a população entenda quanto é importante participar de maneira coletiva.
Só terá um resultado positivo se a população colaborar participando das reuniões.
O 5° BPM está de parabéns por criar um Projeto tão importante e que estará dando a oportunidade de aproximação entre morador, a policia e a secretaria da mulher que irá esclarecer sobre a Lei Maria da Penha.
Esse projeto é bem vindo!
E já que irão mapear os bairros, indicando pontos de venda de bebidas alcoólicas a menores, de prostituição e da prática de outros delitos. Vou comessar facilitando.
O bairro Atrás da Banca, tem varias casas não suspeitas que vendem drogas. A rua Padre Sizernando, aquela que fica a margem da pista que liga a ponte Presidente Dutra, tém dois ponto de destribuição de vendas, os usuarios costumam fumar enfrente ao um Galpão onde tem o nome de TERRITÓRIO, onde inclusive é um dos pontos de vendas e fica virado para o viaduto.