Se as Polícias Militar e Civil comemoraram esta semana a redução nos índices de homicídio em Petrolina em 2012, comparados ao ano passado, o comando da 7ª Companhia Independente da PM (CIPM), que atua nos municípios de Santa Maria da Boa Vista e Lagoa Grande, também tem boas notícias.
Segundo dados da Companhia, os indicadores analisados apontam que em 2012 as operações desenvolvidas superaram positivamente os números dos resultados obtidos em 2011. Entre os principais índices está a redução em 33,3% no número de Crimes Violentos Letais Intencionais (CVLI) – os homicídios.
Outro resultado relevante foi do número de pessoas autuadas em flagrante delito, com aumento de 101,2%. Já nos Termos Circunstanciados de Ocorrência (TCOs), o acréscimo foi de 28,8%.
Pessoas com problemas de convívio em sociedade e envolvidas na prática de delitos foram retiradas das ruas através das prisões por mandado, que em 2012 superaram o ano anterior em 144,4%, enquanto o número de pessoas conduzidas à Delegacia de Polícia chegou a 663, o que representou um acréscimo de 54,1%.
AIS
O estado de Pernambuco é dividido estrategicamente em 26 Áreas Integradas de Segurança (AIS’s). A 7ª CIPM, juntamente com a 2ª CIPM/Cabrobó, formam a AIS-25. Nesta última foram registrados 24 homicídios em 2012, o que representou uma diminuição de 25,9%, deixando a AI- 25 em primeiro lugar, em números absolutos, como a que teve o menor número de registros de homicídios dentre todas as AIS.
“Todos esses dados foram resultados do esforço operacional, em que as ações são alinhadas com o programa estadual de segurança pública, O Pacto Pela Vida (PPV), que tem por objetivo principal reduzir os índices de violência em todas as regiões do estado”, explicou o capitão José Roberto Almeida, comandante da 7ª CIPM.