Parceira na implantação do Plano de Ação de Emergência (PAE), da Eletrobras Chesf, a Defesa Civil de Petrolina informou que a partir desta segunda (2) até sexta-feira (6) serão realizados testes sonoros nas sirenes instaladas nas áreas logo abaixo da Barragem da Usina Hidrelétrica de Sobradinho. Na cidade as sirenes foram instaladas na região da Tapera.
Porém, nesse primeiro momento, os equipamentos não serão acionados. Os testes vão ocorrer somente nas cidades de Casa Nova e Sobradinho (ambas no Norte da Bahia). A Defesa Civil reforça que não há risco eminente de rompimento da Barragem de Sobradinho, que está operando em situação de total normalidade. O órgão destaca ainda que a comunicação está sendo divulgada também na cidade sertaneja para que seja evitado qualquer circulação de notícias falsas.
Os testes têm como objetivo avaliar o alcance sonoro das cornetas em sua potência máxima e a comunicação entre as sirenes fixas e a sala de comando, que está localizada na Usina Hidrelétrica, onde também está instalado o centro de supervisão do sistema de alerta de emergência da Barragem. Além disso, a avaliação é fundamental para avaliar o desempenho da Rede de Alerta de Emergência na Zona de Autossalvamento (ZAS) da barragem.
A Defesa Civil explica que a Zona de Autossalvamento (ZAS) é o nome dado para a área de impacto imediato em caso de emergência, localizada logo abaixo da barragem. Neste caso, as sirenes fixas têm o papel de alertar, por meio da emissão de sinal sonoro, a população que vive nessas áreas a se dirigir até o ponto de segurança mais próximo, utilizando as rotas de evacuação já sinalizadas.
Os testes
Os testes sonoros serão feitos pelo turno da manhã, das 8h35 às 10h30. Já no período da tarde será das 13h30 às 14h30. Durante a ação, serão testados quatro tipos de mensagens e as sirenes serão acionadas pela sala de comando da Usina, onde está instalado o sistema de supervisão e acionamento do Plano de Ação de Emergência.