O número de Crimes Violentos Letais Intencionais (CVLIs) – homicídio e latrocínios (roubos seguidos de morte) – teve uma redução de 15,3% no quarto trimestre de 2017, no Sertão Central. A análise foi feita na manhã de hoje (5), em Salgueiro (PE), pelo Comando do 8°Batalhão de Polícia Militar (BPM), num hotel da cidade. A corporação responde também pelos municípios de Parnamirim, Terra Nova, Serrita, Cedro, Verdejante e Mirandiba.
Considerando só o mês de dezembro, a diminuição foi ainda maior, com 83%, quando foi registrado apenas um CVLI no Cedro. Outro destaque no trimestre foi o não registro de nenhum CVLI nos municípios de Terra Nova, Serrita e Verdejante.
Com esse resultado trimestral, o efetivo de Salgueiro deve receber o Prêmio de Defesa Social (PDS-2).
Os crimes violentos contra o patrimônio (CVPs) – roubos em geral – também estão em queda desde outubro do ano passado, quando houve uma redução de 48%. No trimestre a redução é de 39%. Um dos fatores é o policiamento ostensivo a pé, realizado no Centro de Salgueiro, com os novos policiais que foram lotados no 8º BPM, os quais também participaram da Operação Papai Noel no mês passado.
Além de redução nos crimes, a AIS-23 também conseguiu aumentar a produtividade de indicadores importantes, a exemplo do aumento de 167% na apreensão de armas de fogo artesanais; 74% nos pontos de drogas debelados; 63% no cumprimento de mandados de prisão; e 38% nas prisões em flagrante.
Homenagem
Para celebrar os resultados, foram homenageados na reunião os três policiais que obtiveram a maior pontuação no programa de incentivo à produtividade (PIP), ficando em 1º lugar no ranking, respectivamente, em cada um dos três meses analisados, sendo elogiados como “destaques operacionais”. Quatro sargentos responsáveis pelo serviço de Graduado de Operações também foram homenageados pelo Comando do 8º BPM, como reconhecimento pelo desempenho profissional. Oficiais do staff e que fazem parte das atividades internas foram premiados como “destaques administrativos”.
Para o Comando do Batalhão, os números positivos são fruto de um trabalho ostensivo e preventivo intenso, realizado diuturnamente pela tropa do 8º BPM, através de incursões, patrulhamentos, abordagens, prisões, apreensões, e da integração das ações com a Polícia Judiciária, através da 23ª Delegacia Seccional de Polícia Civil (DESEC). Além disso, destaca-se o apoio que tem sido dado pela Diretoria Integrada do Interior (Dinter II), pelo Comando Geral da corporação e pela Secretaria de Defesa Social (SDS) de Pernambuco. Após a reunião, aconteceu um almoço de confraternização com o efetivo, envolvendo oficiais e praças.