O 8º Batalhão de Polícia Militar (BPM) em Salgueiro (PE), no Sertão Central, deu início, ontem (18), à campanha de cadastro no Programa ‘Alerta Celular’. A ação vai até amanhã (20), das 8h às 12h, em frente à Associação Cultural.
Ao longo do dia, várias pessoas foram cadastradas no programa e com entrega de panfletos. Além disso, foram orientadas quanto à importância de fazer o cadastro, bem como instruídas sobre os procedimentos, caso tenha o celular furtado ou roubado.
A finalidade da iniciativa é intensificar os cadastros e consultas, visando à recuperação de celulares furtados e roubados, bem como diminuir os índices de furto, roubo e receptação de aparelhos.
Como funciona
Depois que a pessoa se cadastra, a Secretaria de Defesa Social (SDS) fica com os dados dela e os do celular registrados no sistema. Quando a PM aborda algum suspeito, pode verificar por um aplicativo, na hora, se o celular foi roubado e quem é o seu verdadeiro dono.
Para as polícias restituírem cada vez mais celulares, a pessoa precisa registrar o Boletim de Ocorrência na delegacia mais próxima ou na Delegacia pela Internet e informar o IMEI do aparelho. Cruzando as informações do BO e do Alerta Celular, fica mais fácil encontrar o telefone se ele estiver com algum suspeito de roubo, furto ou receptação.
IMEI
Não sabe qual é o IMEI do seu celular? É só digitar *#06# no telefone e anotar o número que aparece na tela. Essa sequência numérica também está impressa na caixa do celular. Depois, basta se cadastrar no Alerta Celular (link aqui) e deixar o aparelho mais seguro.