8ª Parada Gay marca 30 anos de fundação do Grupo Gay da Bahia

por Carlos Britto // 24 de outubro de 2009 às 21:37

parada

Mais de 800 mil pessoas são esperadas na 8ª Parada Gay de Salvador, que acontece no próximo domingo, 25, no Campo Grande, a partir das 11h. Este ano, a Parada Gay comemora os 30 anos de fundação do Grupo Gay da Bahia (GGB) e leva o slogan “GGB: orgulho da Bahia!”. O evento da capital baiana é o terceiro maior do Brasil, ficando atrás apenas de São Paulo, com 3 milhões de participantes e do Rio de Janeiro, com 2 milhões.

“É o momento em que temos visibilidade massiva, que mostramos que somos milhões e estamos em toda parte. É o momento de demonstrar nosso poder”, afirma Luiz Mott, presidente do GGB.

 A programação conta com 12 trios elétricos com atrações diversas, a maioria de música eletrônica e artistas independentes. Além disso, será montado um palco no Campo Grande, nas proximidades do módulo policial, com atrações animando o público simultaneamente ao desfile dos trios. “Assim as pessoas que não puderem acompanhar o circuito também vão poder se divertir”, promete Marcelo Cerqueira, vice-presidente do GGB.

Em um dos trios elétricos, as madrinhas da Parada Gay farão discursos e receberão as faixas das mãos de Marcelo Cerqueira e de Luiz Mott. Este ano, as convidadas foram Moema Gramacho, prefeita de Lauro de Freitas, e a delegada e diretora do Departamento de Crimes Contra a Vida, Isabel Alice de Pinho. “São exemplos de mulheres heterossexuais, que sempre apoiaram a luta pelos direitos humanos de gays, lésbicas, travestis e transexuais”, ressalta Mott.

Inicialmente, o GGB havia convidado doze artistas simpatizantes à causa gay para participar do desfile no primeiro trio, ao invés de escolher madrinhas. No entanto, entre nomes como Daniela Mercury, Margareth Menezes, Maria Bethânia e Gilberto Gil, nenhum convite foi confirmado e a organização optou por manter a tradição das madrinhas. “Isso só demonstra homofobia internalizada ou falta de solidariedade com o movimento. O problema é que muitas dessas pessoas usufruem de liberdades conquistadas pelo GGB”, polemiza Mott.

Também foram feitos convites oficiais ao Governador Jaques Wagner e à primeira dama, Fátima Mendonça, ao Prefeito de Salvador, aos Presidentes da Assembleia e da Câmara Municipal. Nenhuma autoridade ainda confirmou presença.

 

Fonte: A Tarde

8ª Parada Gay marca 30 anos de fundação do Grupo Gay da Bahia

  1. Pedro A da Silva disse:

    Parabéns Carlos Britto.
    Voce tava linda com aquela mini saia cor de rosa e a peruca loira. Disfarçou mas foi vista .Um simpatizante a Nega Tonha me ligou que lhe viu belissima, que bom que voce é um autentico e assumido. Sabia que voce dançava mas o seu rebolado causou inveja a Carla Perez..Mott vai inclusive ofertar-lhe um certificado de honra ao mérito Parabens menina muito sucesso
    .. Brincadeira Brittão. Você não leva jeito(embora tenha vontade).

  2. Pedro disse:

    Parabéns Carlos B. pelo sucesso que está sendo seu blog…
    Venho através deste comentário informa-lhe que Petrolina ganha um novo espaço GLS na web: O Portal GLS Petrolina.
    Confira: http://www.portalglspetro.webcindario.com
    É um site destinado ao público GLS da cidade e região.
    Sei que esse é um blog que respeita “o diferente”.
    Espero seu apoio e desde já agradeço.

    Pedro H.
    Moderação Portal GLS Petro.

  3. axo muito inportante esse movivento disse:

    estou a procura de gay ou travesti

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *


Últimos Comentários