Fantasma de 2008 já assusta PSB no Sertão

por Carlos Britto // 28 de maio de 2011 às 17:17

Quando um time de futebol possui muitos jogadores para uma mesma posição, por vezes o treinador se vê colocado numa situação complicada: alguém vai ser escalado, e os demais, provavelmente, ficarão relegados a segundo plano e, por tabela, insatisfeitos.

Em política, quando o assunto é definição de candidatos para uma disputa majoritária, a situação é semelhante. Sob essa lógica, um dos “times” que devem ter mais dores de cabeça para se resolver no que concerne à disputa municipal de 2012 é, mais uma vez, o PSB de Petrolina, com nada menos que quatro nomes com chances de “entrar em campo”: os deputados federais Fernando Filho e Gonzaga Patriota, o deputado estadual Odacy Amorim e o secretário estadual de Agricultura, Ranilson Ramos.

Desses nomes, pelo menos três assumem publicamente o desejo de disputarem a eleição no próximo ano: Amorim, Fernando Filho e Patriota. Todos, porém, se mostram dispostos a conversar e não colocam como uma imposição suas candidaturas.

Ranilson Ramos, principal interlocutor do governador Eduardo Campos (PSB) no tema eleições em Petrolina, descarta entrar na disputa (embora, nos bastidores, essa não seja a opinião de correligionários, que acreditam que o secretário também pode entrar na fila. Seria inclusive o preferido do governador Eduardo Campos), ou mesmo ser uma alternativa caso não haja consenso.

A grande preocupação do partido é evitar a repetição do episódio de 2008, quando o PSB assistiu a uma forte disputa entre seus dois principais pré-candidatos, Odacy Amorim e Gonzaga Patriota. Então prefeito, Amorim se via como o candidato natural à reeleição, mas acabou sendo derrotado por Patriota na convenção partidária.

De forma implícita, um inevitável racha acabou ocorrendo na base do partido e o beneficiado foi o médico Júlio Lóssio (PMDB), que iniciou a campanha como azarão, mas foi eleito com 59% dos votos válidos, contra 38% do adversário socialista.(do JC)

Fantasma de 2008 já assusta PSB no Sertão

  1. Maria Betânia disse:

    Tá muito claro que o POVO quer é ODACY!!!!

    ODACY ESTAMOS COM VOCÊ!!!

  2. Absurdo! disse:

    Os q estão com mandatos por escolha popular deveriam permanecer e cumprir suas obrigações, aliás, foram eleitos para serem deputados e não para serem prefeitos de Petrolina. Quem é daqui, tudo bem, mas e quem votou nessas pessoas em outras localidades, confiantes nelas, depois q estes políticos prometeram lutar por eles juntos ao Governador ou Presidente? Para mim isso é uma tremenda traição ao povo q os elegeram. Tanta ganância! O FF, tão novo, tem um grande futuro pela frente. O Odacy, voou alto. Fique aí e mostre q é um grande guerreiro. O G. para com essa psicose, aqui todo mundo gosta de vc, mas como deputado. Ranilson, seria a melhor opção!

  3. JAILSON LOCUTOR disse:

    Se o governador quiser realmente conquistar a prefeitura de petrolina a melhor alternativa é a deputada Isabel Cristina prefeita, o psb fica com a vice, ESTA RESOLVIDO O PROBLEMA. NO PSB ALGUÉM VAI BRIGA R PRA SER VICE? SE O OBJETIVO É O MELHOR PARA PETROLINA POR QUE TANTA AMBIÇÃO? NA VERDADE O MELHOR PARA PETROLINA É O MESMO QUE É O MELHOR PARA O BRASIL O PT. E EDUARDO ESTARIA LONGE DE SER O QUE É HOJE SE NÃO FOSSE O SEU ALIADO O PT.

  4. Ivan disse:

    Lembro-me como se fosse hoje, na Convenção do PSB em 2008, na Casa Plínio Amorim (Câmara Municipal de Petrolina), era voz corrente que naquela Convenção estaria sendo escolhido não só o candidato do PSB mas o futuro prefeito de Petrolina. A grande maioria das pessoas ali presente diziam: “Hoje vai sair daqui o futuro prefeito de Petrolina” Venceu Gozanga a Convenção, mas perdeu a eleição. A Convenção partidária dexou sequelas e Patriota não conseguiu o empenho de todos ao seu nome…… Abertas as urnas deu Júlio Lóssio, que saiu dos seus 7% nas pesquisas para vencer a eleição com 59% dos votos válidos, contra 38% do adversário socialista Gonzaga Patriota. Eleição tem essas surpresas. Uma das grandes surpresas em eleições foi quando FHC, em 1985, na eleição para a prefeitura da cidade de São Paulo, teve como principal adversário o ex-presidente Jânio Quadros. FHC era o candiato favorito mas foi derrotado por Jânio Quadros. É que no dia da eleição foi publicada na capa de alguns jornais uma foto de FHC, no prédio da Prefeitura de SP sentado na cadeira do prefeito, foto essa mais tarde considerada “fatídica” pela revista Veja em São Paulo. Segundo versão da revista, o candidato teria feito uma “gentileza” à publicação na véspera, que firmou um acordo de cavalheiros com ele de que a foto ilustraria a capa da edição seguinte caso ele ganhasse as eleições, caso contrário, seria arquivada. Um fotógrafo do jornal O Estado de S. Paulo propôs acordo idêntico e também ganhou autorização para documentar a cena, o que gerou protestos dos fotógrafos do Jornal do Brasil e da Folha de S. Paulo, que também teriam concordado com o acordo. Mas no dia seguinte os dois últimos jornais resolveram publicar a foto. Ali estava FHC sentado na cadeira do Prefeito da cidade de SP. Venceu Jânio Quadros que, num primeiro ato no dia da posse pegou uma bomba de DETEFON e desinfetou a cadeira antes de sentar-se nela. Política tem essas coisas.

  5. SOBREVIVENDO disse:

    Se o PSB optar por Ranilson, vai perder a eleição de novo. Pense numa pessoa antipáica, prepotente, arrogante e sem votos! Concordo com Jailson Locutor! É chegada a hora de uma mulher na prefeitura de Petrolina. Isabel Cristina tem todas as credenciais para ser prefeita. PT neles.

  6. JOSÉ ALBERTO BARBOSA disse:

    Diz o ditado: QUEM AVISA AMIGO É… então Carlos Britto está avisando! e diga-se de passagem num texto com riqueza de verdade e detalhes… oe seja: Tá muito bem avisado… vamos conferir no dia 07.10.2012!!!

  7. JOSÉ ALBERTO BARBOSA disse:

    No meu comentário acima, leia-se: ou seja… ao contrario de oe seja. Aproveitando ainda para dizer, que o tabuleiro do entendimento, já está mais que na hora de ser colocado na mesa.

  8. domingos de cristalia disse:

    OLHA JULIO VAI GANHAR DE NOVO ESSE PSB NÃO O QUE QUER VAI CER MAIS UMA DEROTA DO GOVERNADOR QUE COMANDA A COMPESA DE TODOS OS PETROLINESES

  9. Matutando disse:

    Os caciques partidários compartilham com o eleitorado na escolha de um candidato que tenha:
    1- comprovada capacidade administrativa;
    2- densidade eleitoral;
    3-lisura de comportamento;
    4-maturidade;
    5- coragem para o trabalho.
    Exigências exclusivas dos caciques, de onde sairá o chefe:
    1-ter dinheiro pra bancar a campanha;
    2-Ter fidelidade canina a quem financia a campanha;
    3- permitir que seu corpo seja comandado pela cabeça do chefe.
    4-falar o estritamente necessário e nunca criar embaraço para o chefe;
    5- ter baixa rejeição entre os caciques

  10. ronaldo disse:

    tá na hora de colocar um nome de peso. como o do dep. fernando filho, já pensou Fernando pai ministro e o filho prefeito de petrolina como seria bom p/ nós petrolineses

  11. José disse:

    Ao meu ver, Ranilson seria a pior opção do PSB. Em 2008 ouvia-se o povo comentar que preferiam Odacy a Gonzaga, o candidato foi Gonzaga e deu no que deu. Desta vez poderiam aprender a lição e ouvir mais o povo. Creio que Odacy ou Fernandinho seriam as melhores opções.

  12. Francisco Lopes disse:

    Gonzaga Patriota, chegou a vez dele. Odacy teve sua chance.

  13. Paulo disse:

    Petrolina só tem aganhar com a reeleição deJúlio Lóssio, para dar continuidade aos projetos em andamentos muito bons para para cidade, além das ações já realizadas:
    AMES, NOVA SEMENTE, ILUMINAÇÃO DOS CAMPOS, LIMPEZA DA CIDADE, CASAS POPULARES, CRECHES E TANTAS OUTRAS.

  14. Paulo disse:

    TEM TAMBÉM A COBERTURA DAS FEIRAS LIVRE.

    COMO FICA O COMPROMISSO DE ODACY, GONZAGA E FERNANDINHO? FORAM EM OUTRAS CIDADES PEDIR VOTOS PARA DEPUTADOS, ALÉM DE ATRAPALHAR OS OUTROS.

    PORQUE TANTA SEDE NA PREFEITURA? ESTRANHO!!!!!

    SERÁ QUE NÃO PODE TRABALHAR COMO DEPUTADO?

  15. Eildo Coelho disse:

    como se isso fosse novidade, é arrocho, isso prova que dentro da ala socialista não há união quando o assunto é Prefeitura municipal Petrolina, e ai quem tiver mais garrafa seca que se segure. Eu eu me admiro que esses caras com apenas um ano e meio como deputados já querem ser Prefeito, não sabem o que quer, querem tudo e não tenho dúvida que a Prefeitura não vão ter.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *


Últimos Comentários